22/08/2023
Saúde

Saúde entrega 110 computadores para salas de vacina

imagem-87541

Cristina Esteche

O Governodo Paraná entrega nesta sexta feira (06)  110 computadores para informatizar as salas de vacina existentes em 20 municípios que compõe a 5ª Regional de Saúde de Guarapuava. O objetivo é facilitar que os municípios alimentem em tempo real o sistema de informação referente aos dados sobre vacinas aplicadas na rede pública de saúde. A entrega será às 13h30 no Spa Med Vale. Paralelamente, cinco ônibus serão entregues aos consórcios intermunicipais de saúde  da região.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), atualmente, nem todas as salas de vacina do Estado contam com computadores conectados ao Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização (SI-PNI). Em muitas unidades de saúde o controle de doses aplicadas é feito de forma manual e só posteriormente é cadastrado no sistema. Isso dificulta que os gestores tenham acesso a dados reais sobre a situação da cobertura vacinal de cada município.

Segundo a Sesa,  a informatização das salas de vacina possibilitará ainda que o profissional de saúde busque informações sobre o histórico vacinal dos usuários. A mudança evitará problemas por conta da perda da carteirinha de vacinação, algo bastante comum. Hoje em dia, quem perde a carteirinha de vacinação e está no meio de um esquema vacinal tem que reiniciar o ciclo e tomar novamente a primeira dose.

Ao todo, o Estado está distribuindo 1.880 computadores para as salas de vacina do Paraná. O investimento total foi de R$ 3,5 milhões através de uma parceria com o Ministério da Saúde. A ação faz parte do programa Vigiasus, de qualificação dos setores de vigilância em saúde da rede própria do Estado e dos municípios.

 

 

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.