22/08/2023
Agronegócio

Estação chega e traz boas perspectivas para a agricultura

imagem-88479

Cristina Esteche, com agência e foto de Lizi Dalenogari

O outono que começa nesta sexta feira (20) traz com ele boas perspectivas para o setor agrícola, segundo o pesquisador de Agrometeorologia do Simepar e do Iapar, Paulo Caramori.  "Neste outono as perspectivas são de grande produtividade para o milho e a soja, com exceção de alguns agricultores que fizeram a semeadura muito precoce e tiveram prejuízos com o veranico de outubro e novembro".

De acordo com Caramori, a situação é excelente para as culturas perenes e pastagens, com boas condições de produção e renovação das lavouras de café e suprimento alimentar aos animais. O cenário também está muito favorável para as frutíferas em geral. "As hortaliças tiveram perdas devido ao excesso de calor e chuvas intensas em algumas regiões”.

Segundo o pesquisador, a previsão de chuvas próximas à média e temperaturas dentro da média para o outono, ou um pouco acima, indica boa produtividade na lavoura do milho segunda safra (safrinha)", esclarece o pesquisador. A dificuldade maior poderá ser o atraso em áreas de soja cuja colheita será retardada devido à semeadura tardia.

Ele aponta a condição hídrica muito satisfatória no Paraná, que está com as bacias cheias, o que ajuda a agricultura. "Os cuidados com as práticas de conservação do solo devem ser mantidos e aprimorados, pois não está descartada a ocorrência de chuvas irregulares no outono/inverno".

Alerta Geada

Em maio começa o programa Alerta Geada, com a emissão de boletins diários dirigidos ao setor agrícola. As informações estarão disponíveis nas páginas do Simepar e do Iapar na Internet: www.simepar.br e www.iapar.br

O outono começa nesta sexta-feira (20) e uma massa de ar frio deve chegar ao Paraná junto com a nova estação, diminuindo as temperaturas. Além do ar mais gelado durante as madrugadas e as manhãs, a previsão para os próximos dias é de chuva e nebulosidade.

O meteorologista do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), Fernando Mendes, explica que os primeiros dias da estação serão marcados por temperaturas mais instáveis. “No início do outono, as temperaturas sofrerão maiores oscilações, com manhãs e noites mais frias. Isso vai se intensificando à medida que ficarmos mais perto do inverno. Mesmo assim, ainda é possível termos semanas quentes”, disse.

Com a chegada do outono, as temperaturas ficarão mais amenas em todo o Estado. Além do clima mais gelado, no outono haverá maior equilíbrio no intervalo de tempo entre o dia e a noite, diferente do verão em que os dias são mais longos.

A troca de estação pode interferir também na incidência de chuvas, que será bem mais variada. Pode chover um pouco mais em todas as regiões do Paraná na comparação com o outono de 2014. Além disso, a tendência é que o clima fique encoberto e com mais nebulosidade.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.