Lizi Dalenogari, da Redação
Na manhã deste sábado (28), os moradores da Vila Carli receberam a 13ª edição do projeto Especialidades nos Bairros. Promovido pela Secretaria de Saúde do município com a execução do Cisgap (Consórcio Intermunicipal de Saúde de Guarapuava e Pinhão) a iniciativa pretende zerar as consultas especializadas que estão reprimidas há anos.
Na Vila Carli foram prestados mais de 950 atendimentos das 7h da manhã às 12h. Quando a reportagem da Rede Sul de Notícias deixou Unidade Básica de Saúde (UBS), onde os atendimentos foram efetuados, já era bem pequeno o número de pacientes que ainda não tinham sido atendidos.
Com médicos de diversas especialidades, como cardiologia, endocrinologia, ortopedia e neurologia, os pacientes comemoravam o fim da espera. Sarita da Luz Ramos tem 67 anos e mora na Vila Colibri há mais de 25 anos e aprova a iniciativa. “Isso aqui é bom demais para o povo. Facilita a vida da gente. Vim consultar com a Dra. Cristiane, ortopedista. Tenho um problema na coluna há quase 3 anos e não tenho do que me queixar da equipe do Cisgap. Sempre prestativos com a gente e agora dá gosto de estar dando andamento ao meu tratamento”, conta.
Glaci de Fátima Silva Geri, de 53 anos, reside há mais de 20 anos na Vila Carli e comentou sobre a alegria das pessoas que estavam sendo atendidas. “Estava passando por aqui e como desconfiei que minha pressão estava alta, parei. Depois de atendida e medicada me pediram para aguardar e fiquei observando o contentamento das pessoas. Isso aqui é muito benéfico pra estes pacientes que estão aguardando tanto tempo na fila. E a equipe vir até o bairro facilita demais a vida do nosso povo. Aprovei.”.
“As 7 horas da manhã abrimos as portas do posto de saúde com médicos e nossa equipe pronta para prestar o melhor atendimento a esta comunidade, e saímos daqui recompensados pelo sorriso de cada paciente”, conta Marcia Andreia de Brito, diretora executiva do Cisgap e coordenadora do Especialidades nos bairros.