22/08/2023
Agronegócio

Vida Rural subsidia vacina contra a brucelose para pequenos produtores

imagem-90273

Cristina Esteche, com assessoria

Em Guarapuava o pequeno produtor rural está consciente da necessidade de manter o rebanho bovino livre da brucelose. O programa Vida Rural incentiva os pequenos produtores a vacinar as novilhas, oferecendo equipe técnica e subsidiando o valor da dose. Quem pagava R$ 12 agora precisa desembolsar apenas R$ 5 para manter o rebanho saudável.

A doença infectocontagiosa, que pode ser transmitida ao homem, é causada por bactérias que se hospedam na corrente sanguínea, tecidos e órgãos do corpo do animal, ocasionando abortos. A vacinação evita a doença que não tem cura e pode levar a morte de bichos e humanos.

O secretário de Agricultura, Itacir Vezzaro disse que o programa atende as propriedades de pequenos produtores, mantendo a qualidade da produção animal. “O maior objetivo do programa é a sanidade animal. Isso fará com que, posteriormente, os produtos vindos desses animais vacinados, como carne e leite, sejam de confiança e de qualidade”.

A vacina deve ser aplicada apenas por veterinários treinados em novilhas com idade entre três e oito meses. Passando o período recomendado para a aplicação da dose, o risco de contrair a doença é maior devido à diminuição da imunidade do animal. 

Para que os animais recebam as doses, os produtores devem solicitar a visita da equipe em sua propriedade. “O representante de cada associação rural reúne mensalmente os dados que são encaminhados à Secretaria de Agricultura especificando a quantidade de animais que necessitam de vacinas por produtor ", diz o médico veterinário Mário Andrade. 

José Alencar Duarte e Maria Elza Moreira, do Sítio Nossa Senhora das Graças, há 13 anos produzem leite e laticínios. Moradores do Assentamento Bananas, no Distrito do Guará, eles participam da Feira do Produtor do Santana e Vila Carli. " Com o valor economizado nas vacinas e o lucro dos produtos vendidos nas feiras, podemos usar o dinheiro para outras necessidades”, contabiliza Duarte.

Em 2014, cerca de 630 novilhas foram vacinadas em mais de 400 propriedades do interior de Guarapuava.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.