Taís Nichelle
Hoje (5), é o Dia Mundial da Lavagem de Mãos. A data tem como objetivo a conscientização da população sobre a importância de lavar as mãos. “O ato de lavar as mãos é a forma mais barata, fácil e eficaz de previnir doenças infecciosas”, afirma Emanoel Severo, enfermeiro do Hospital São Vicente. Quem passar pela Rua XV de Novembro, vai encontrar uma espécie de estande, criado em parceria com a Faculdade Guairacá para esclarecer dúvidas a respeito do assunto e coletar assinaturas de pessoas dispostas a se comprometerem a lavar as mãos.
“Nós estamos realizando uma espécie de abaixo assinado, para que as pessoas pensem que lavar as mãos é um acordo, que deve ser cumprido”, conta a acadêmica do curso de Enfermagem Marizete Michalovicz. Não lavar as mãos é a principal causa de doenças respiratórias, reforça Ana Luiza B. Konser, acadêmica de Enfermagem: “ Principalmente nesta época do ano, as pessoas devem ter consciência que lavar as mãos pode garantir um inverno sem gripes e outras doenças”.
O aposentado Nelson de Paula adorou a ideia. “Eu achei muito bom. Não que a gente não lave as mãos, mas é muito importante relembrar a importância que isso faz na vida da gente”, declara o aposentado, que assinou o abaixo assinado.