22/08/2023
Agronegócio

Prefeitura de Candói reforça campanha de vacinação contra a brucelose

imagem-91939

A Secretaria da Agricultura tem reforçado a orientação e o incentivo para a vacinação contra a brucelose. Desde 2013, a campanha do Departamento de Pecuária fez aumentar o número de novilhas protegidas da zoonose nas propriedades rurais de Candói. No primeiro ano, foram vacinados 2.500 animais de 722 produtores. Em 2014, 2.744 novilhas de 829 propriedades receberam a dose da vacina. Este ano, até abril, foram realizadas 1.114 imunizações, o que significa 288 produtores atendidos.

Para o secretário da Agricultura, Valdomiro Ivatiuk Júnior, a preocupação com a sanidade do rebanho é uma das atividades mais constantes. Ele também ressalta que, além do incentivo, o serviço não tem custo para os criadores de gado. “O produtor só precisa procurar o presidente da associação e acertar a data”, comenta.

A BRUCELOSE

A doença é uma zoonose transmitida do bovino para o homem. A vacinação em novilhas de 3 a 8 meses de idade, com a vacina B19, é fundamental. A aplicação da dose é obrigatória e deve ser realizada por um médico veterinário ou vacinador cadastrado. Este é um problema que atinge tanto a saúde pública como também o setor financeiro, já que há prejuízos entre os animais como aborto, repetição de cio, crias fracas, redução da produção de leite e infertilidade dos machos.

A VACINA

Para ter acesso a vacina,o produtor precisa procurar o presidente da associação comunitária e fazer a solicitação do agendamento. Também é importante que os animais estejam fechados na data da vacina, pois esta medida otimiza o tempo dos vacinadores ou médicos veterinários que podem agendar mais propriedades em uma única data.

Em Candói, a equipe responsável pela vacinação da brucelose conta com os técnicos em agropecuária Adenilson Batista da Luz e Paulo Boeno Pinto e a médica veterinária Ketllyn Simone Voncik. Para mais informações, é só ligar para o Departamento de Pecuária da Secretaria da Agricultura do município: 42 3638-8044.  

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.