Da Redação
Neta segunda feira (18), comemora-se o Dia da Luta Antimanicomial e para marcar a data, o Colegiado de Psicologia da Faculdade Guairacá irá promover uma série de atividades. A partir das 19h no auditório da instituição acontece a mesa redonda abordando a temática ‘Luta Antimanicomial: um processo de desinstitucionalização’.
O objetivo principal do evento é proporcionar uma maior compreensão acerca da reforma psiquiátrica no Brasil, além dos processos de institucionalização e desinstitucionalização.
Segundo o professor Weslley Kozlik, é cada vez mais próxima uma desinstitucionalização total da loucura no Brasil, por meio dos órgãos responsáveis pelo cuidado desta área. Esse fato é visto com bons olhos por vários profissionais, principalmente os relacionados à área de saúde mental. Porém, uma grande parcela da população e até mesmo de outros profissionais, mesmo da saúde, não apresentam boas perspectivas quanto à desinstitucionalização. “Assim, além da desinstitucionalização é preciso entender o tema loucura e compreender as formas que ela pode ser tratada, identificando os processos de humanização que contribuem terminantemente para este tratamento”.
As inscrições para a mesa redonda são gratuitas e abertas para acadêmicos de todos os cursos da instituição. Para efetuar a inscrição, basta acessar o endereço: http://bit.ly/1Iz2PA5.
Simultaneamente à mesa redonda, acontece também outras atividades em alusão ao Dia da Luta Antimanicomial, como apresentações em salas de aulas e exposições nos corredores da instituição.