22/08/2023
Esportes

Atletas se preparam para Paranaense de Capoeira

imagem-98185

Da Redação

Dia 27 de setembro, 15 atletas do Grupo de Capoeira Guerreiros dos Palmares de Guarapuava, irão se deslocar até Curitiba onde acontece o 17º Campeonato Paranaense de Capoeira. E os treinos estão se intensificando nestas últimas semanas, segundo o professor André, mas conhecido como monitor Sagüi. “Nossos atletas estão bem preparados e acredito que irão trazer bons resultados da competição”.

Kayo Henrique Lima dos Santos, de 14 anos irá participar da competição que reunirá os melhores do estado pela terceira vez. Na sua categoria, de 12 a 14 anos – Infanto Juvenil, já é bicampeão e pretende vencer novamente. “Nas primeiras competições me sentia inseguro, mas agora já estou bem mais confiante. Treino em média 3 a 4 horas por semana e vou fazer de tudo para trazer uma boa colocação para casa”, diz o atleta. Kayo é campeão brasileiro na sua categoria.

Emmanuel Luiz de Freitas Loiola, já participou de dois paranaenses e diz se sentir bem preparado para este novo desafio. “Treinamos juntos e um vai incentivando o outro. Nossa equipe está preparada e vamos apresentar nossos avanços na modalidade”, garante o atleta.

Maria Vitória de Freitas Loiola, irmã de Emmanuel, de 11 anos, irá participar pela primeira vez da competição. “Estou ansiosa. Estou treinando muito e sei que estou fazendo o meu melhor e lá será a oportunidade de mostrar. Competições deste nível só trazem coisas positivas. Aprendemos muito em eventos assim, vejo pelo meu irmão”, conta. 

Em um dos treinos na última semana, no Colégio Estadual Newton Felipe Albach, os capoeiristas contaram com um incentivo e tanto. Mestre Pop Lainy veio a Guarapuava acompanhar o treino. “Muito boa a qualidade dos alunos e Guarapuava estará muito bem representada. Gostaria de aproveitar a oportunidade de falar não como Mestre, mas como parlamentar, que toda e qualquer modalidade esportiva precisa ter incentivo por parte do poder público. É diferente o atleta sair daqui com a cabeça focada na competição em vez de se preocupar com os custos. Espero sinceramente que as autoridades se mobilizem neste sentido”, declarou Pop Lainy.

A competição será também classificatória para o Brasileiro, que será em Goiânia ainda no fim deste ano.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.