Da Redação com Assessoria
Guarapuava prova mais uma vez ser referência em saúde na região. Na última semana aconteceu a aula inaugural do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família, um curso idealizado pela Prefeitura de Guarapuava em parceria com a Unicentro. A iniciativa visa promover o desenvolvimento de ações e qualificação de equipes multiprofissionais de saúde de nível superior, que atuem no cuidado à saúde individual, familiar e coletiva. “Com implantação deste projeto concretizamos mais uma conquista que reflete o trabalho das equipes de saúde e dos investimentos da atual gestão. Quem ganha com a parceria são os profissionais e, principalmente, o povo”, enaltece o prefeito César Silvestri Filho.
A aula inaugural contou com a palestra “Aspectos para implantação e operacionalização do programa de residência multiprofissional em saúde da família”, e foi proferida pela professora Brígida Carvalho, da UEL (Universidade Estadual de Londrina), que discutiu planejamento e gestão em saúde da família, formação de recursos humanos, atenção básica e modelo assistencial em saúde. “Este programa vai qualificar os profissionais e promover o desenvolvimento de ações na equipe de saúde de nível superior. Assim, levamos mais qualidade de vida e bem-estar às pessoas, pautados em princípios éticos e diretrizes do SUS”, enfatiza a professora.
A aula inaugural contou a presença do pró-reitor de Planejamento da Unicentro, Silvano Simões Rocha, professores dos Departamentos de Saúde da Unicentro, acadêmicos, agentes universitários e profissionais da área. O programa de Residência Multiprofissional vai ofertar vagas para 2016. Para os próximos anos, a meta é a ampliação das vagas e ofertas para os cursos de medicina veterinária, serviço social, psicologia, fonoaudiologia e farmácia.