22/08/2023
Saúde

Nova UBS do Tancredo terá 300m² e atenderá mais de 3800 pacientes

imagem-99323

Da Redação com Lizi Dalenogari

Na tarde deste sábado (19), a Prefeitura de Guarapuava deu mais um passo importante em benefício da saúde dos guarapuavanos, um processo que conta com várias ações e projetos iniciados em 2013, ainda quando o Doutor Stefão Negrão respondia pela Secretaria de Saúde.

Na presença moradores e autoridades, o prefeito Cesar Silvestri Filho assinou a ordem de serviço para o início da construção da nova UBS (Unidade Básica de Saúde) Tancredo Neves, no bairro Boqueirão. A nova unidade será construída com recursos municipais e também do Ministério da Saúde, com investimento total de R$ 798 mil.

“Há anos, as unidades de saúde de Guarapuava e, principalmente a do Tancredo Neves, estavam precárias. Esta nova UBS irá desafogar as demais unidades, beneficiando os moradores de 10 vilas da região. Na nossa gestão uma das prioridades sempre foi a saúde. Oferecemos suporte às UBS até que as reformas e as novas construções começassem. Nossas fortes parcerias, com os governos Estadual e Federal, possibilitam a elaboração e desenvolvimento de obras como essa, que propiciam mais qualidade de vida para as pessoas”, ressalta o prefeito, lembrando de outras unidades de saúde que serão reformadas na cidade. “Boqueirão, Santana, Santa Cruz e Vila Bela serão os bairros comtemplados com a reformas das UBS”, destaca.

A nova UBS contempla o modelo arquitetônico porte 1. A estrutura de 300m² contará com consultórios médicos e odontológicos, além de uma ampla sala de espera, sala para agentes comunitários, banheiros adaptados, ambiente para vacinação, inalação e procedimentos, como coleta exames e curativos. “O terreno já foi terraplanado e agora, depois da assinatura da ordem de serviço, a fundação começará a ser feita, assim como todas as etapas seguintes. A unidade atenderá mais de 3.800 pessoas, comtemplando os núcleos Tancredo Neves, Airton Senna, Jardim Carvalho, entre outras regiões próximas”, conta o prefeito.

Para a moradora Ana Lúcia Reidonel, de 43 anos, o novo posto facilitará a vida dos pacientes do núcleo. “Meu marido tem problema de coração e volte e meia tenho que correr com ele. O posto sendo aqui tão perto de cada e com a estrutura dos outros que foram inaugurados, eu conheço dois deles, um em Entre Rios e outro no Recanto Feliz onde minhas irmãs moram, será muito bom prá nós. O prefeito não esquece das famílias mais humildes. Aí ta a prova”, diz Ana.

Morar em frente a um posto de saúde será um privilégio para dona Lurdes Detoni Mariano, 65 anos. “Sempre quando precisei utilizar os atendimentos do posto aqui da região, a equipe de saúde era muito atenciosa e eu me sentia muito bem com o acolhimento. Atualmente integrantes da minha família e vizinhos sempre que necessitam estão lá e o atendimento é o mesmo, com muita qualidade. Agora ter uma UBS na porta de casa, me deixa ainda mais tranquila, pois quando eu necessitar, vou só atravessar a rua”, diz a costureira, que mora na região há 12 anos.  

Chaiane Trindade Rodrigues, fez questão de ser fotografada com o prefeito e a vice-prefeita Eva Schran. “É um momento para registrar e guardar. Tenho dois sobrinhos pequenos que precisam ser pesados e acompanhados. Todos lá em casa estão muito felizes com esta obra, principalmente porque meu irmão, que é servente de pedreiro e está sem trabalho, poderá conseguir serviço aqui”, diz a moradora.

 

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.