22/08/2023
Guarapuava Política

Abdanur busca experiências em inovação e tecnologia

Secretário esteve em Foz do Iguaçu em seminário internacional de inovação

sandro abdanur

Sandro Abdanur e Allan Costa, presidente da Celepar (Foto: Secom)

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, de Guarapuava, Sandro Abdanur, participou do  Fórum Internacional de Governos Inteligentes, o ThinkinG, promovido pelo Governo do Estado e coordenado pela Celepar. Foi em Foz do Iguaçu, na quinta e sexta (27 e 28), com palestrantes internacionais.
Segundo o secretário, a experiência é primordial para o processo que está acontecendo em Guarapuava. “Para chegar onde estão hoje, os governantes desses países planejaram, colocaram em prática, erraram e acertaram”, afirmou. “E  é isso que buscamos aqui: exemplos consolidados para errarmos menos”.

Na mesma oportunidade, o governador Carlos Massa Ratinho Junior lançou o PIÁ Social, primeiro programa de inteligência artificial do Brasil focado na prestação de serviços à população.

PARANÁ INOVADOR

Para o presidente da Celepar, Allan Costa, o processo de inovação passa pelos gestores e servidores. “Tornar o Paraná o estado mais inovador do Brasil não é responsabilidade de um órgão, tem que ser do Estado”. Conforme Costa, “temos que colocar toda a estrutura do Estado dentro dessa mentalidade de buscar inovação com objetivo de gerar benefício para o cidadão”.

Para isso, continuou, a sociedade também precisa se apoderar desta ideia para que essa seja uma demanda de todos. “A partir daí, não podemos sequer imaginar um governo que não esteja conectado”.

Segundo Sandro Abdanur, o empreendedorismo e a inovação da administração municipal  são reconhecidos no Paraná e no país. “Neste ano, o Município ganhou o Prêmio Prefeito Empreendedor, do Sebrae, na categoria Desburocratização e Implementação da Rede Simples”.

Conforme o secretário,  em 2016, venceu na categoria Municípios Integrantes do G100. “Somos a segunda cidade em número de ideias no Sinapse de Inovação, programa que busca transformar projetos em negócios de sucesso”.

Além disso, para o secretário esse é um resultado concreto de uma mudança de perfil. “Percebemos que há um ambiente focado em inovação se fortalecendo aqui e que está levando jovens, empresários e pesquisadores a pensar no ramo de tecnologia e inovação”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.