22/08/2023
Cotidiano Educação Guarapuava Saúde

Acadêmicos de Odonto da Guairacá atendem na UTI do São Vicente

Falta de higienização bucal compromete ainda mais a saúde do paciente

odonto

Acadêmicos e professoras (Foto: Ascom)

Um projeto de extensão do curso de odontologia da Faculdade Guairacá envolve acadêmicos e pacientes internados na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) adulto do Hospital São Vicente em Guarapuava. Orientados pelas cirurgiãs dentistas e professoras Danyelle Blanski Zimmer e Sandra Mara Matnei, acadêmicos atuam na profilaxia bucal reduzindo, inclusive, o tempo de internação dos doentes.

De acordo com a  professora Sandra, a impossibilidade do autocuidado por parte dos pacientes, favorece a precariedade da higienização bucal, acarretando o desequilíbrio da microbiota residente, com consequente aumento da possibilidade de aquisição de diversas doenças infecciosas, comprometendo mais a saúde desses pacientes.

“A inserção da odontologia nas unidades de tratamento intensivo traz inúmeros benefícios, como redução de tempo de internação, diminuição do gasto com antibióticos de alto custo e prescrição de medicamentos, diagnóstico precoce de doenças graves, queda na indicação de nutrição parenteral com o paciente conseguindo se alimentar pela boca, além da consequentemente melhora na sua qualidade de vida e redução dos custos de internação”, disse a professora.

A implantação da assistência odontológica em hospitais públicos e privados tramita na Câmara Federal há alguns anos. A Lei que torna obrigatória e regulamenta a presença do cirurgião dentista nas UTI’s inclui a assistência odontológica no atendimento e internação domiciliares do Sistema Único de Saúde. Em 2016 recebeu parecer favorável da relatora do Projeto de Lei 34/2013, senadora Ana Amélia, e aguarda ser sancionada.

“Com isso, o cirurgião dentista deve estar presente nos hospitais e deve estar preparado para o atendimento odontológico, em condições específicas e diferenciadas do cotidiano do consultório”.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.