22/08/2023
Guarapuava Tecnologia Turismo

Aeroporto de Guarapuava terá tecnologia para deficientes visuais

Seis dispositivos do Veever foram instalados no terminal do aeroporto, e vão orientar pessoas com deficiência visual por comandos de voz

veever

Aeroporto de Guarapuava será o 1º do mundo a ter tecnologia para deficientes visuais (Foto: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

O Aeroporto Municipal Tancredo Thomas de Faria será inaugurado no próximo sábado (7), a partir das 9h30, junto com o voo inaugural da Azul Linhas Aéreas. Mas além da estrutura considerada uma das mais modernas do Estado, o aeroporto será o primeiro no mundo a oferecer uma solução tecnológica que promove a acessibilidade de pessoas cegas ou com baixa visão ao terminal aéreo.

Aeroporto de Guarapuava será o 1º do mundo a ter tecnologia para deficientes visuais (Imagem: Reprodução)

O APLICATIVO

Assim, o aplicativo Veever, desenvolvido por uma startup curitibana, foi instalado de maneira gratuita e colaborativa no Aeroporto Municipal Tancredo Thomas de Faria, em Guarapuava. O App Veever, que orienta pessoas com deficiência visual por comandos de voz, já está disponível no terminal.

O aplicativo está disponível para download sem custos, para pessoas com deficiência visual. Com dispositivos de microlocalização (denominados beacons) que se comunicam com o aparelho celular por bluetooth, a solução tecnológica auxilia pessoas cegas ou com baixa visão a se deslocarem em ambientes urbanos internos e externos.

Além disso, fornece informações sobre o espaço físico e orienta por exemplo, a respeito da localização de sanitários, portas de saída e acesso à área de alimentação.

(Imagem: Reprodução)

No aeroporto de Guarapuava foram instalados seis dispositivos que contém informações descritivas sobre o local. Foram mapeados pontos de entrada, saída, sanitários, portão de embarque e desembarque e área de check-in. De acordo com informações da empresa, o aplicativo mobile reconhece a proximidade de determinados pontos previamente cadastrados. A partir deles, emite comandos de voz que direcionam a pessoa que tem a visão comprometida.

Ao apontar o smartphone para determinadas direções, o usuário recebe informações sonoras sobre possíveis interesses naquela direção. Cada beacon possui um texto descritivo que é acionado com a proximidade do aparelho com aplicativo em funcionamento.

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, Sandro Abdanur, os dispositivos serão testados nesta quinta (5), com alunos da Apadevi.

VEEVER

Criado em Curitiba, essa será a primeira vez em que o Veever será usado para orientar passageiros em aeroportos. Para o co-fundador da startup e criativo tecnologista João Pedro Novochadlo, a decisão da gestão municipal de Guarapuava em instalar uma tecnologia que proporciona acessibilidade é um importante passo para efetivação dos direitos da população PCD.

O funcionamento do Veever em um aeroporto provoca mais do que um resultado concreto para as pessoas cegas que frequentam o terminal; é um gesto simbólico da administração da cidade que provoca o debate sobre acessibilidade e pode estimular outras prefeituras a adotarem ações de inclusão de forma inteligente e inovadora. 

(Imagem: Reprodução)

INCLUSÃO

A solução tecnológica possui diversas outras aplicações, tanto para a administração pública, quanto para estabelecimentos privados. A população brasileira formada por pessoas cegas ou com baixa visão corresponde a seis milhões de pessoas.

“O Veever traz aplicabilidades que podem proporcionar maior autonomia e segurança para essas pessoas usarem o transporte público, frequentarem atrações culturais e terem experiências mais inclusivas como consumidores”, comenta Novochadlo.

Assim, a possibilidade de ir e vir sem depender do auxílio de terceiros é uma das vantagens – seja offline ou on-line: os aparelhos eletrônicos permitem uma precisão centimétrica e não precisam utilizar a internet para funcionar. O Veever já está disponível para download nas lojas da Google e Apple Store.

Entretanto, depende de investimento do poder público e da iniciativa privada para que os beacons sejam instalados em diferentes espaços e pontos de interesse.  Para mais informações, acesse: https://veever.global

Leia outras notícias no Portal RSN.

Gilson Boschiero

Jornalista

Possui graduação em Jornalismo, pela Universidade Metodista de Piracicaba (1996). Mestre em Geografia pela Unicentro/PR. Tem experiência de 28 anos na área de Comunicação, com ênfase em telejornalismo e edição. Foi repórter, editor e apresentador de telejornais da TV Cultura, CNT, TV Gazeta/SP, SBT/SP, BandNews, Rede Amazônica, TV Diário, TV Vanguarda e RPC. De 2015 a 2018 foi professor colaborador do Departamento de Comunicação Social da Unicentro - Universidade do Centro-Oeste do Paraná. Em fevereiro de 2019, passou a ser o editor chefe do Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.