Curitiba – O deputado Alexandre Curi será reconduzido nesta quinta-feira (29), às 19h no Hotel Braz, à presidência do conselho político do PMDB de Curitiba. O publisher Renato Adur e o deputado federal Marcelo Almeida integram o conselho foramado ainda pelos deputados e vereadores com domicílio eleitoral de Curitiba.
O conselho e partido, de imediato, tem duas tarefas: organizar a campanha de filiação de 10 mil filiados e a organização do encontro das lideranças nacionais e dos presidentes dos diretórios municipais no próximo dia 21 em Curitiba, disse Doático Santos, presidente do diretório municipal. Doático, a executiva do partido, os membros do diretório, suplentes e delegados também serão empossados nesta quinta-feira.
10 MIL – A campanha de filiação e recadastramento será feita nas 10 zonais do partido. Vamos recadastrar os atuais militantes e ampliar os nossos quadros com a filiação de trabalhadores, estudantes, jovens, mulheres e líderes dos movimentos populares e dos principais segmentos sociais de Curitiba. O perfil do PMDB não mudou, mas vamos ampliar a nossa base como foco principal na disputa eleitoral de 2010, disse Doático.
O deputado Alexandre Curi disse que a função do conselho político é manter o equilíbrio das forças que compõem o partido e planejar as ações, com critério, da participação do PMDB nas eleições. É um trabalho de muita conversa, planejamento e ação. O PMDB não pode se omitir da responsabilidade que tem nas eleições de 2010, principalmente pelo que representa o eleitorado de Curitiba e da região metropolitana. Vamos conversar com diversas lideranças empresariais, políticas e das entidades de classe. Vamos organizar um plano de ação para as eleições, disse.
Doático Santos disse que o partido vai procurar os diretórios das 26 cidades da região metropolitana de Curitiba para iniciar um grande trabalho para as eleições de 2010. O deputado Marcelo Almeida já adiantou que está escalado para fazer esse trabalho que terá a participação dos deputados federais e estaduais, vereadores e prefeitos do PMDB da Grande Curitiba, disse Doático.
LIDERANÇAS – Já o encontro nacional será realizado no dia 21 de novembro, às 10h, na sede do diretório estadual. O PMDB do Paraná defende que antes de discutir candidatura própria, alianças e coligações, é preciso definir um plano de governo de investimentos em obras grandes de infraestrutura, que privilegie a produção e o trabalho, e que amplie o papel do Estado na retomada do crescimento brasileiro, disse Doático.
Já na sexta-feira (30), o PMDB vai enviar convite para todas as lideranças do partido a começar pelos presidentes dos diretórios regionais, dos diretórios das capitais, deputados e senadores. Serão convidados a presidente nacional do PMDB, deputada Íris Araújo; o presidente da Câmara de Deputados, Michel Temer; os senadores Pedro Simon, Jarbas Vasconcelos e José Sarney;
E ainda os governadores Luiz Henrique (SC) e André Puccinelli (MS); os ex-governadores Orestes Quércia (SP) e Germano Rigotto (RS); E os prefeitos José Fogaça (Porto Algre) e Nelson Trad (Campo Grande) e Íris Rezende (Goiânia), entre outras lideranças.