Após 13 dias, Bituruna volta a confirmar casos de covid-19

Bituruna tem 10 casos confirmados, sendo cinco curados, dois internados e três em isolamento domiciliar. Outros 21 pacientes aguardam resultado

Bituruna já confirmou 10 casos da doença (Foto: Reprodução/Pixabay)

Depois de 13 dias sem confirmar casos de covid-19, a Fundação Municipal de Saúde de Bituruna voltou a confirmar pacientes contaminados. Nesta semana, a prefeitura informou que os cinco pacientes positivados estavam curados. No entanto, nesta quinta (25) informou que a cidade já acumula 10 casos da doença. O último caso teria sido confirmado na cidade no dia 10 de junho.

Conforme as informações da Saúde, na última terça (23) um homem de 57 anos, que está internado na UTI de um hospital em União da Vitória testou positivo para a doença. Assim, a cidade somou seis casos. Já na quarta (24), outro paciente de 44 anos, também internado em União da Vitória, porém em leito normal, teve o resultado positivo.

Ainda de acordo com as informações da prefeitura, somente nesta quinta (25) outros três pacientes tiveram testes positivos. Desta vez uma jovem de 25 anos, e dois homens de 30 e 45 anos confirmaram a doença. Conforme a prefeitura, todos estão cumprindo isolamento domiciliar e apresentam sintomas leves da doença.

A Fundação Municipal de Saúde está investigando mais 21 casos que já tiveram os exames coletados e aguardam resultado. Todos os pacientes foram orientados e ficar em isolamento até que tenham os exames divulgados. Por fim, a prefeitura pede que a população continue com as medidas de prevenção, como higienização constante das mãos, distanciamento social, utilização obrigatória de máscara e evitar aglomerações.

MEDIDAS DE PREVENÇÃO

As medidas de prevenção na cidade, foram tomadas antes de mesmo do registro de primeiro caso suspeito. Logo que a doença começou a avançar no Estado, a prefeitura decretou toque de recolher na cidade, que segue em vigor. O objetivo foi cadastrar pessoas que chegassem no município.

Uma das preocupações das autoridades de Saúde é a divisa com a cidade de Coronel Domingos Soares, onde a Secretaria Estadual de Saúde, já confirmou 146 casos da doença. Por isso, há uma barreira sanitária na divisa entre as cidades. Desse modo, já foram cadastradas 226 pessoas chegaram em Bituruna.

A assessoria de imprensa da prefeitura explicou que a equipe faz um cadastro do visitante, mede a temperatura de todos os ocupantes do veículo e orienta sobre a obrigatoriedade do uso de máscaras. Além disso, lembram da importância do distanciamento social.

Ainda de acordo com a assessoria, já foram feitas três sanitizações em vias públicas com maior circulação de pessoas, unidades de saúde, prefeitura, rodoviária, Cras, todo o calçadão do Centro, áreas de supermercados, bancos e lotérica. A equipe de fiscalização e orientação continua atuando nos estabelecimentos. O toque de recolher é entre 22h e 6h.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

NOVA 'EXPLOSÃO'

'Explosão da covid-19': Guarapuava confirma 110 casos e a 30ª morte

NÃO ACABOU

5ª Regional perde posto de menor índice de contaminação do PR

LUTO

Diego Maradona morre aos 60 anos em Tigre, na Argentina

Comentários