Após 15 anos, Burko tem novo protagonismo na política de Guarapuava

Ex-prefeito vai para o DEM e disse que está redescobrindo a cidade

Vitor Hugo Burko (Foto: Larissa Ortiz/RSN)

Após 15 anos fora do cenário político partidário e sem filiação, o ex-prefeito de Guarapuava Vitor Hugo Burko está retornando ao protagonismo, mas agora no Democratas (DEM). Com origem política no extinto Partido Liberal (PL), agora PR, Burko disse, entretanto, que apesar de estar construindo um projeto para a cidade, neste momento não pensa em possível candidatura, mas também não descarta essa possibilidade.

“Como fiquei 11 anos fora, estou redescobrindo Guarapuava. Conversando com várias lideranças e formando um grupo para esse debate, independente de sigla partidária”. Segundo o ex-prefeito, após um estudo sobre o que chamou de “dinâmica da cidade”, vai construir um programa de gestão.

“Se conseguir consolidar um grupo, aí no ano que vem é que vou pensar em candidatura. Por isso, não vou construir nada em cima do meu nome, mas em cima de base, de perspectivas para a cidade. Daqui um ano posso não estar aqui”.

A escolha pelo DEM, de acordo com Burko, tem fortes ligações de apreço ao ex-deputado federal Abelardo Lupion, hoje no Governo Bolsonaro. “Refleti muito sobre qual partido escolheria e cheguei à conclusão de que a grande solução é a democracia”. Segundo Burko, os partidos de direita e da esquerda e “até o centro” são radicais.

“As pessoas se apoderam do partido, mas agora com o fim das coligações nas proporcionais vai acabar a prostituição eleitoral em busca de partidos, pois não há mais provisórias, apenas diretórios. Mesmo assim, se você for analisar nomes não vai pra partido nenhum”.

De acordo com Burko, o “peso-pesado” para a sua opção pelo DEM é Abelardo Lupion. “Ele sempre teve uma postura muito clara, independente seu eu concordo ou não com suas posições. E acho que ser democrata é isso: o respeito que você tem com as diferenças, entender as posições dos mais radicais, pois a riqueza da sociedade está na diversidade”.

O Democrata em Guarapuava é presidido pelo vereador Marcelinho quando Osmar Bertoldi era deputado federal. Quem define os comandos nos municípios são os deputados federais. O DEM em Brasília hoje é representado por Pedro Lupion, filho de Abelardo.

ELEGÍVEL

Embora se negue a falar em pré-candidatura neste momento e diga que esse é um tema para ser discutido apenas no ano que vem, Burko faz questão de esclarecer que é elegível.

“Falam muito por aí que estou inelegível, mas isso não é verdade”.

Segundo o ex-prefeito, que também foi coordenador estadual do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), há contas sem aprovação no Tribunal de Contas e algumas ações judiciais. Entretanto, nenhuma deles é por corrupção.

“Um político se torna inelegível quando se utiliza do bem público em seu próprio proveito. Eu nunca fiz isso e nunca fui acionado por corrupção. Portanto, sou elegível, sim”.

Relacionadas

NOVOS CASOS

Guarapuava tem 10 novos casos confirmados de covid-19 em 24h

DENÚNCIA

MP oferece denúncia contra empresário que matou Avilmar

VEREADOR

Christiam abre mão de recursos do fundo eleitoral para campanha de vereador

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com