Cristina Esteche
Bancários de Palmital e de Santa Maria do Oeste aderiram à greve nesta quarta feira (07). De acordo com o assessor de imprensa do Sindicato dos Bancários sediado em Guarapuava, Eloi Myszka, agora são 31 agências de seis municípios que estão fechadas. “O nosso movimento está se expandindo. Em Guarapuava a adesão continua 100%”.
No segundo dia de greve nacional dos bancários, 212 agências e 11 centros administrativos estão com as atividades paralisadas, contemplando aproximadamente 12 mil bancários, 65% da categoria.
De acordo com o Sindicato, as negociações com os representantes dos bancos foram finalizadas no dia 25 de setembro, com a apresentação de uma proposta reduzida, de 5,5% de reajuste de salários e benefícios mais abono de R$ 2.500, para uma inflação de 9,88% no período, e prevendo somente a remuneração.
Uma minuta de reivindicações foi entregue aos banqueiros no dia 11 de agosto, prevendo melhorias nas condições de trabalho, saúde, segurança, igualdade, e rodadas temáticas de negociação foram realizadas nos meses de agosto e setembro. Segundo o Sindicato, os itens foram recusados ou ignorados na mesa de negociação.