22/08/2023
Política

Barra Bonita ganha ponte de concreto

imagem-26518

A prefeitura de Prudentópolis está dando seqüência ao trabalho de construção de pontes de concreto no interior do município. Depois de substituir a velha ponte na localidade de Eduardo Chaves, onde foi construída uma ponte nova de 12 metros, agora foi a vez da localidade de Barra Bonita ser atendida com a construção de uma ponte de cerca de 8 metros. De acordo com o prefeito Gilvan Pizzano Agibert, esse trabalho é fundamental para melhorar a segurança de quem trafega pelas estradas do interior. O prefeito lembra as estradas tem um grande volume de tráfego, especialmente ônibus que fazem o transporte escolar e caminhões que fazem o transporte da safra. “A Barra Bonita é uma das maiores localidades no que diz respeito a produção agrícola em nosso município, e estava necessitando desse benefício”, disse.
 
O prefeito Gilvan explica que a maior parte dos investimentos para a construção das pontes, cerca de 70%, está sendo feito pelo município. “O governo nos oferece apenas as vigas que são colocadas sobre a ponte, o restante é responsabilidade do município”, afirma.
 
Gilvan ressaltou também o empenho do vice-prefeito Adelmo Luis Klosowski e do vereador João Michalichen, que a cerca de um ano o acompanharam durante uma viagem que fez a Curitiba para reivindicar as vigas de concreto junto ao Governo do Estado.
 
Para o vice-prefeito Adelmo, a construção de pontes de concreto é fundamental para garantir a segurança de quem trafega pelas estradas do interior. Outro ponto positivo é a durabilidade das pontes, que reduz a necessidade de manutenção. “É uma obra quase que vitalícia, já que dificilmente vai apresentar problemas que exijam algum tipo de reparo”, disse Adelmo.
 
Jorge Kuibida, morador da localidade, ficou satisfeito com a obra realizada pela prefeitura. Segundo ele, a ponte de madeira que existia no local caiu por várias vezes, causando muitos transtornos à comunidade. “Agora sim está sendo feito um serviço correto, com um material que vai melhorar a nossa segurança”, afirmou Jorge.
 
De acordo com Pedro Batistel Sobrinho, também morador da localidade, a construção da ponte de concreto era um sonho antigo da comunidade. Ele lamentou que administrações passadas não tivessem a preocupação de melhorar as condições das pontes. “Se cada prefeito fizesse duas ou três pontes de concreto nas comunidades do interior, hoje a gente teria pontes com mais segurança”, desabafou o morador.
 
Anta Gorda
 
O prefeito Gilvan lembra que o município de Prudentópolis possui mais de 700 pontes espalhadas em várias localidades. A grande maioria dessas pontes é de madeira, o que gera um intenso trabalho de manutenção e muitas vezes de reconstrução das mesmas, em caso de chuvas fortes. O prefeito afirma que existem pelo menos mais 8 projetos para a construção de novas pontes de concreto no interior. “Vamos buscar até o final de o nosso mandato construir o maior número de pontes possível”, disse o prefeito.
 
A próxima localidade a ser atendida pela prefeitura será Anta Gorda, onde será construída uma ponte de concreto com aproximadamente 11 metros comprimento.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo