22/08/2023
Variedades

Biquíni ideal: como escolher o seu?

imagem-104661

Da Redação, com Assessoria

Cortininha, retrô, fio dental ou clássico: qual o seu estilo de biquíni para esse verão?
A consultora de imagem e estilo Moara Gomes Neves deu dicas valiosas para valorizar o seu tipo físico.  

Antes de responder, considere o seu tipo de corpo. Se olhe no espelho e analise… Seu corpo é oval, retangular, triangular – regular ou invertido – ou tem um estilo que relembra o formato de uma ampulheta? Para comprar o biquíni perfeito, é preciso observar todos esses pontos e apesar de parecer uma tarefa imensamente difícil, o desafio é simples.

Moara Gomes Neves é consultora de imagem e estilo e, também, a responsável por tornar a compra de uma roupa de banho uma coisa quase que prazerosa – sem nada de sofrimento para encontrar o modelo perfeito para parte de cima, de baixo e, consequentemente, para arrasar no verão. 
Nada de erros!
Antes de tudo – até mesmo de se olhar no espelho – saiba: existem alguns erros que devem ser evitados logo de início. “Usar biquíni branco com forro muito fininho ou sem forro é um grande deslize porque a peça fica transparente”, aconselha Moara. Também não vale usar plataforma ou qualquer tipo de salto na areia – apesar de estar vestida para arrasar, você pode muito bem desfilar por aí com um bom chinelo baixinho. 

Usar biquíni com número menor também é um erro. E, para evitar isso, além de bom-senso, é preciso retomar o formato do corpo – e aceitá-lo, claro. “O elástico aperta e as gordurinhas ficam bem marcadas, não valorizando a mulher”, pondera a consultora de imagem e estilo.
Para não errar, além de anotar essas dicas, saiba que as tendências de moda podem te ajudar! Apesar das hot pants serem o must have do momento, é preciso levar em consideração outra trend alert: estampas. “Na moda praia elas estão em tudo e tem para todos os gostos”, diz Moara. 

Tipos de corpo
No infinito mundo da consultoria de imagem, as mulheres são separadas em cinco grupos. “O corpo triangular, ou pera, tem quadris mais largos que os membros superiores. O ampulheta é o mais equilibrado e podemos fazer outros tipos parecerem esse através de alguns truques. O corpo retangular é aquele sem curvas e sem cintura – normalmente, as modelos são assim! O triangular invertido é o oposto do triangular: os ombros são mais largos que os quadris. E, por fim, o corpo oval é de quem tem a região da barriga mais cheinha”, enumera Moara. 

Para as donas de uma bela ampulheta, o importante é valorizar as formas que são harmônicas. “Mulheres assim podem usar e abusar de qualquer modelagem de biquíni”, afirma. 

Para quem ostenta um corpo triangular ou pera, a ideia é chamar atenção para a parte de cima do corpo. “Aposte nos soutiens coloridos e estampados para essa parte chamar atenção. Na parte de baixo, aposte em cores neutras, discretas e de modelagens mais largas”, observa. 
As moçoilas com corpo retangular podem apostar em biquínis mais estampados e coloridos. “Vale ter babados, franjas, muitas cores, estampas, modelagem cortininha…”, acrescenta. 
As donas de um corpo no estilo triângulo invertido precisam valorizar a parte de baixo. “O ideal é usar biquínis com a calcinha colorida, estampas e com detalhes e informações que chamem a atenção para os quadris. Na parte de cima, cores neutras e mais discretas”, informa. 
E, finalmente, as donas de um corpo oval podem apostar em modelos mais diferenciados, de cintura alta. “Para disfarçar as formas e barriguinha, o ideal é escolher algo com a cintura alta ou até mesmo um maiô, optando por cores neutras”, avalia Moara. 

Em meio a tantas opções e orientações, admita: ficou muito mais fácil escolher a próxima compra, não é?! Lembre-se, portanto, de mais um detalhe. O importante mesmo é ponderar todos esses conselhos e escolher um modelo que faça com que você se sinta o que realmente é: uma verdadeira diva.  

Sobre a Moara Gomes Neves
Moara Gomes Neves é consultora de imagem e estilo formada pela Ecole Supérieure de Relooking de Paris, França. Também já participou de cursos da consultora de imagem Juliana Bacellar em Curitiba e da EnModa (Escola de Negócios da Moda). Atua em Cascavel e região desde 2014.

 

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.