22/08/2023
Cotidiano Guarapuava

Bispo de Guarapuava participa de encontro em Roma

Dom Amilton participou do Encontro dos Bispos Passionistas, que reuniu seis bispos, bem como, mais de 50 padres de diversas partes do mundo

Dom Amilton participou do Encontro dos Bispos Passionistas, que reuniu seis bispos, bem como, mais de 50 padres de diversas partes do mundo (Foto: Ascom/Diocese de Guarapuava)

O bispo da Diocese de Guarapuava, Dom Amilton participou de um encontro em Roma. O Encontro dos Bispos Passionistas ocorreu de segunda (19) até essa quarta (21). A reunião ocorreu devido ao tricentenário da Congregação da Paixão de Cristo, conhecida “Os Passionistas”, ocorrido em 2020. Após a comemoração ser adiada devido a pandemia, seis bispos e mais de 50 padres puderam participar deste momento.

Além disso, houve a presença de cerca de 50 comunidades passionistas espalhadas pelo mundo. Incluindo, diversos representantes de grupos ligados à congregação. De acordo com Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava, a reunião foi importante para a congregação no mundo.

Primeiro, tivemos um diálogo entre os bispos passionistas e os provinciais, falando sobre a importância da presença dos religiosos nas dioceses. Bem como, a contribuição com o carisma (passionista), através da espiritualidade e da missão, a missionariedade da congregação, e como atualizá-la. Foi uma tarde de oração e reflexão sobre a presença passionista no mundo.

Nessa quarta (22), conforme a assessoria da diocese, os participantes estiveram na Audiência Geral do Papa Francisco, na Praça São Pedro. Encerradas as atividades, os religiosos fizeram uma peregrinação por alguns santuários da Congregação, incluindo o de São Gabriel da Virgem Dolorosa, no Monte Argentário. Esta casa é a primeira casa passionista fundada por São Paulo da Cruz, fundador da congregação.

(Foto: Ascom/Diocese de Guarapuava)

PASSIONISTAS PELO MUNDO

Atualmente, o grupo masculino da congregação conta com 1850 religiosos, a maioria sacerdotes. Existem cerca de 400 comunidades (províncias) passionistas espalhadas pelo mundo em 56 países e nos cinco continentes. A congregação já ofereceu 76 bispos para a Igreja Católica Romana. De acordo com a assessoria, há apenas 12 bispos que estão vivos e seis participaram do encontro.

Entre os participantes, estavam: Dom Amilton Manoel da Silva, bispo de Guarapuava e Dom Emery Kibal Nkufi Mansong’loo, bispo de Kole, República Democrática do Congo. Além disso, Dom Luiz Fernando Lisboa, bispo de Cachoeiro do Itapemirim e Dom Giulio Mencuccini, bispo emérito de Sanggau, Indonésia. Ademais, Dom Pedro Luis Fuentes Valencia, bispo auxiliar de La Paz, Bolívia e Dom Jesús María Aristín Seco, bispo de Yurimagüas, Peru.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.