Brasil inicia neste mês testes com vacina contra covid-19

Segundo a Unifesp, duas mil pessoas vão participar dos testes, que serão feitos também com apoio do Ministério da Saúde. A Universidade participa do estudo

Segundo a Unifesp, duas mil pessoas participarão dos testes (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O Brasil deve iniciar neste mês testes com a potencial vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, contra a covid-19. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) participa do estudo.

Os testes receberam autorização para serem feitos no Brasil, a autorização foi publicada pela Anvisa. . Segundo a Unifesp, duas mil pessoas vão participar dos testes, que vão ser feitos também com apoio do Ministério da Saúde.

De acordo com a a coordenadora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), da Unifesp, Lily Yin Weckx, é o momento ideal para começar a pesquisa. “Então, o mais importante é fazer essa etapa do estudo agora, quando a curva epidemiológica ainda é ascendente e os resultados poderão ser mais assertivos”.

Para a etapa dos testes em São Paulo, serão selecionados 1 mil voluntários que estejam na linha de frente do combate à covid-19. Sendo assim, os voluntários não podem ter entrado em contato com a covid-19. Segundo a Unifesp, os testes contribuirão para o registro da vacina no Reino Unido, previsto para o final deste ano. O registro formal, entretanto, só ocorrerá após o fim dos estudos em todos os países participantes, disse a universidade.

Conforme a Anvisa, o pedido para testes foi feito junto à agência reguladora pela empresa AstraZeneca do Brasil e busca “determinar a segurança, eficácia e imunogenicidade da vacina”.

Os estudos iniciais não clínicos em animais e os estudos clínicos de fase 1 em humanos para avaliar a segurança da vacina foram realizados na Inglaterra e os resultados demonstraram que o perfil de segurança da vacina foi aceitável”.

*(Com informações da Agência Brasil)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

COVID-19

Leilão por WhatsApp ganha público com a pandemia

APOSTA

Sorteios da Loteria Federal retornam neste sábado (4)

COMO ASSIM?

Bolsonaro sanciona lei que obriga uso de máscaras em locais públicos

Comentários