Brasil inicia neste mês testes com vacina contra covid-19

Segundo a Unifesp, duas mil pessoas vão participar dos testes, que serão feitos também com apoio do Ministério da Saúde. A Universidade participa do estudo

Segundo a Unifesp, duas mil pessoas participarão dos testes (Foto: Reprodução/Agência Brasil)

O Brasil deve iniciar neste mês testes com a potencial vacina que está sendo desenvolvida pela Universidade de Oxford, no Reino Unido, contra a covid-19. A Universidade Federal de São Paulo (Unifesp) participa do estudo.

Os testes receberam autorização para serem feitos no Brasil, a autorização foi publicada pela Anvisa. . Segundo a Unifesp, duas mil pessoas vão participar dos testes, que vão ser feitos também com apoio do Ministério da Saúde.

De acordo com a a coordenadora do Centro de Referência para Imunobiológicos Especiais (CRIE), da Unifesp, Lily Yin Weckx, é o momento ideal para começar a pesquisa. “Então, o mais importante é fazer essa etapa do estudo agora, quando a curva epidemiológica ainda é ascendente e os resultados poderão ser mais assertivos”.

Para a etapa dos testes em São Paulo, serão selecionados 1 mil voluntários que estejam na linha de frente do combate à covid-19. Sendo assim, os voluntários não podem ter entrado em contato com a covid-19. Segundo a Unifesp, os testes contribuirão para o registro da vacina no Reino Unido, previsto para o final deste ano. O registro formal, entretanto, só ocorrerá após o fim dos estudos em todos os países participantes, disse a universidade.

Conforme a Anvisa, o pedido para testes foi feito junto à agência reguladora pela empresa AstraZeneca do Brasil e busca “determinar a segurança, eficácia e imunogenicidade da vacina”.

Os estudos iniciais não clínicos em animais e os estudos clínicos de fase 1 em humanos para avaliar a segurança da vacina foram realizados na Inglaterra e os resultados demonstraram que o perfil de segurança da vacina foi aceitável”.

*(Com informações da Agência Brasil)

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

Relacionadas

CAMPANHA

Campanha das eleições municipais começa neste domingo (27)

FOTOGRAFIA

Estudantes têm até 1º de outubro para inserir foto no cadastro do Enem

VOLTA AO TRABALHO

Após reuniões sindicais, greve dos Correios acaba oficialmente

Comentários