22/08/2023
Brasil Cotidiano Paraná Região

Brasil registra 441,7 mil curados do coronavírus até essa terça (16)

O número representa 47,8% do total de casos confirmados atualmente. Além disso, 436.219 pessoas estão em acompanhamento médico em todo o país

covid

O número representa 47,8% do total de casos confirmados atualmente (Foto: Reprodução/Pixabay)

Nessa terça (16) o Brasil registrou 441.729 pessoas curadas da covid-19 em todo o país. O número representa 47,8% do total de casos que já foram confirmados, 923.189. As informações foram repassadas pelas Secretarias Estaduais de Saúde.

No Paraná, 3.215 pessoas já se recuperaram, o número representa 30,4% de um total de 10.557 positivos. Em Guarapuava, 39 pacientes já estão curados. De acordo com o Ministério da Saúde, o objetivo agora é fortalecer, em parceria, a rede de atendimento do Sistema Único de Saúde (SUS) com recursos humanos.

Além disso, melhorar o aporte de recursos, envio de insumos, medicamentos, ventiladores pulmonares, testes diagnósticos e habilitação de leitos de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) exclusivos para casos graves e gravíssimos. E com isso, melhorar a capacidade de atendimento e resposta às demandas da sociedade. Os profissionais de saúde também estão ganhando mais proteção, com o envio de Equipamentos de Proteção Individual (EPIS).

Desde o início da pandemia, o Ministério da Saúde enviou R$ 48,8 bilhões a estados e municípios para o financiamento das ações e serviços públicos de saúde. São R$ 9,5 bilhões voltados exclusivamente para combate ao coronavírus. Além disso, foram comprados e distribuídos mais de 11 milhões de unidades de medicamentos para auxiliar no tratamento da doença.

Conforme o Governo Federal, também foram enviados 115,2 milhões de EPIS, 10,6 milhões de testes de diagnóstico para covid-19 e 79,9 milhões de doses da vacina contra a gripe, que ajuda a diminuir casos de influenza e demais síndromes respiratórias.

COVID-19

Até essa terça (16) 436.219 pessoas estavam em acompanhamento médico em todo o país. Nas últimas 24h, foram registrados 34.918 casos novos do coronavírus. No Paraná, foram diagnosticados em um único dia 841 novos casos de pessoas infectadas e 30 mortes decorrentes de complicações da doença.

No Brasil, são 45.241 mortes até o momento. Nas últimas 24h, foram registradas 1.282 mortes nos sistemas oficiais do Governo, sendo que a maior parte ocorreu em outros períodos.

Em Guarapuava, 75 pessoas já testaram positivo para a doença, duas morreram. Para tentar conter a proliferação da doença, a Secretaria de Saúde local, lançou canais de denúncia para ampliar as fiscalizações.

Desse modo, as denúncias sobre desrespeito ao isolamento podem ser feitas à vigilância sanitária pelos telefones (42) 3624-4539 e  (42) 9 9937-4666, de segunda a sexta, em horário comercial.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.