22/08/2023
Política

Câmara oficializa prefeito sobre instauração de CPI

imagem-9416

Guarapuava – Câmara oficializa prefeito sobre CPI

A Câmara Municipal de Vereadores comunica o prefeito Fernando Ribas Carli sobre a instauração de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar possíveis irregularidades na contração de empresa para manutenção de grama e de jardinagem nas unidades de saúde do Município.
Composta por Thiago Cordova (PPS), Nélio Gomes da Costa (PSDB) e Gilson Amaral (DEM), como presidente, relator e membro, respectivamente, a CPI, após ter dado ciência ao prefeito, se reúne para definir a logística dos trabalhos.
O primeiro passo, a partir disso, será a convocação das pessoas envolvidas no caso. Entre estes estão os secretários Leocádio Pupo (Finanças e Planejamento), Dorotil Casagrande Melhem (Educação e Cultura), Ana Paula Silva Poli Ferreira (Administração) e Flavio Veras (Surg), além da estagiária Maria Marlene de Freitas, dona da empresa que venceu a licitação.
Maria Marlene é proprietária da empreiteira Maria Marlene de Freitas –ME, licitada para executar os serviços, mas como estagiária do Município ela está impedida de contratar com a administração municipal.
Segundo a denúncia feita pelo vereador Admir Strechar (PMDB), em janeiro de 2009 foi publicado no Boletim Oficial do Município de Guarapuava, um aviso sobre pregão eletrônico presencial (número 003 de 2009). No dia 6 de fevereiro, foi realizado o pregão, que tinha como objeto a contratação de empresa para manutenção de grama e jardinagem nas unidades de saúde, pelo período de 12 meses.
A homologação foi publicada no Boletim Oficial número 609, nas páginas 2 e 3, declarando como empresa vencedora para o lote 01, Maria Marlene de Freitas – ME.
O extrato de contrato do pregão foi publicado no Boletim Oficial do Município no. 612, onde consta que o valor a ser pago para a empresa é de R$ 50.448,00.
Outro fatoVque chama a atenção é que Maria Marlene mora nos fundos da casa de uma irmã da vereadora Maria José Mandu Ribas (PSDB). O telefone dessa residência tem o mesmo número registrado pela empresa como se fosse comercial.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

Pular para o conteúdo