22/08/2023
Paraná Segurança

Campanha vai incentivar uso de máscaras nos ônibus

A campanha reforça que a necessidade de proteção está em todas as atividades do dia, não apenas ao usar o transporte coletivo

news_interna_adesivo_onibus

A campanha reforça que a necessidade de proteção está em todas as atividades do dia (Foto: Reprodução/AEN)

O governo do Paraná lançou nessa terça (13) uma campanha para orientar a população sobre a importância da proteção individual durante as atividades cotidianas durante a pandemia. De acordo com a Agência estadual de Notícias, a Secretaria de Estado da Comunicação Social e Cultura traz a campanha “Vai de Máscara”, com cartazes distribuídos entre diversos prédios públicos e no interior dos ônibus de transporte coletivo.

Além disso, adesivo nos vidros traseiros dos ônibus e anúncios em televisão e redes sociais do Governo do Estado. Assim, o objetivo, conforme o presidente da Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec), Gilson Santos, é reforçar a utilização do principal meio de proteção contra o coronavírus, as máscaras.

PREVENÇÃO EFICAZ

Conforme Santos, é preciso dobrar os cuidados nos ônibus, já que algumas pessoas ainda tentam entrar sem o acessório. “O reforço nessa comunicação é fundamental para conscientizar a população da importância desse cuidado dentro dos ônibus”.

Já foi comprovado que o uso de máscaras é um poderoso instrumento para frear a proliferação do vírus. Isso porque impede que as gotículas de saliva de um possível portador sejam expelidas no ambiente e acabem contaminando outras pessoas.

A PREOCUPAÇÃO

A campanha chega para afirmar a preocupação com o uso de máscara, mas reforça que deve ser utilizada durante todas as atividades do dia, e não apenas no transporte coletivo. Então, ao sair de casa, ir ao médico, farmácia, supermercado e outras atividades, a proteção deve sempre estar junto.

No dia 28 de abril, o governador Carlos Massa Ratinho Junior sancionou a Lei 20.189/20 que torna obrigatório o uso de máscara em ambientes coletivos em todo o Paraná. Quem descumprir a legislação estará sujeito à multa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.