O secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, recebeu ontem, quarta-feira (25) o deputado Cesar Silvestri Filho e representantes da Cooperativa Agrária Agroindustrial, do Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, para discutir algumas demandas emergenciais para a localidade. É o caso da rodovia PR-540, que faz a ligação das colônias Samambaia, Jordãozinho, Vitória, Cachoeira e Socorro e, em função do intenso tráfego de veículos pesados, precisa de recapeamento e melhorias num trecho de 22 quilômetros.
Cesar Filho lembrou que há muitos anos não são feitas melhorias na estrada, questão que se tornou imprescindível devido ao aumento na produção da cooperativa. “A Agrária é uma das principais cooperativas do Paraná, responsável por boa parte da produção de grãos do Estado, mas a estrutura viária em seu entorno está bastante comprometida”, comentou.
O superintendente da Agrária, Adam Stemmer, explicou a situação precária em que se encontram os acessos ao Distrito, que hoje comprometem a circulação dos caminhões que transitam diariamente até a cooperativa e colocam em risco a segurança da população local.
Para melhorar essa situação, os representantes da Agrária solicitaram ainda a recuperação da área da rodovia PR-170, nos trechos próximos ao trevo de acesso à Colônia Samambaia, e a construção de uma ciclovia ligando as colônias Jordãozinho, Vitória e Cachoeira, num trajeto de aproximadamente oito quilômetros.
Imigração
Em janeiro de 2012, o Distrito de Entre Rios comemora os 60 anos da imigração suábia no Brasil – europeus que habitavam a região do Rio Danúbio e que imigraram para o Brasil em busca de novas oportunidades. Instalados no Distrito de Entre Rios, em Guarapuava, eles fundaram a cooperativa, que, atualmente, conta com 544 cooperados e detém a maior renda per capta entre seus participantes, com um faturamento bruto em 2009 de R$ 1,1 bilhão. Além disso, a cooperativa é a controladora da Agromalte, responsável por 16% da produção nacional de malte de cevada, sendo considerada a maior maltaria da América Latina.
As comemorações dos 60 anos da imigração suábia serão realizadas entre os dias 4 e 8 de janeiro, com a presença de autoridades do Brasil e do exterior.