Chegada de duas médicas reduz déficit de profissionais em Candói

Atendimento nas regiões da Paz e Cachoeira devem começar na segunda (1)

Prefeito Gelson recebe as duas médicas em Candói (Foto: Ascom)

A chegada de duas profissionais brasileiras designadas pelo programa ‘Mais Médicos’ vai reduzir o déficit nesse setor no município de Candói. As médicas chegaram nesta quinta feira (28) e devem iniciar os atendimentos na segunda feira (1), nas unidades de saúde da região administrativa da Paz e Cachoeira.

De acordo com a administração municipal, no Posto de Saúde da Paz o atendimento será às segundas e quartas das 8h às 17h e nas terças e quintas das 13h às 17h. Já no posto de saúde do Despraiado o atendimento será às terças e quintas, das 8h20min às 12h.

De acordo com a escala das médicas, no Posto de Saúde da Cachoeira o atendimento será às segundas, quartas e quintas das 8h às 17h. Já no posto de saúde do Assentamento Ilha do Cavernoso o atendimento será às terças, das 9h às 15h30min.

O atendimento será nos consultórios e domiciliares. Às sextas serão destinadas para as oito horas de estudos exigidos pelo programa federal.

Segundo a Prefeitura, ainda falta uma vaga do ‘Mais Médicos’ para ser preenchida. Para suprir a demanda gerada pelos 18 mil habitantes do município, outros quatro médicos precisam ser contratados, já que necessidade é cinco médicos, no mínimo. Até o final de 2018, nove profissionais atuavam em Candói, mas a retirada dos cubanos e com pedidos de saída de outros, as vagas ficaram abertas.

Para suprir essa deficiência, o município está finalizando o processo para ofertar concurso público. Serão duas vagas para clínico geral, duas vagas para pediatra (20h) e ginecologista obstétrico (20h), uma vaga para enfermagem, uma para dentista, uma para pessoa graduada em farmácia e outra para auxiliar de dentista.

Candói conta com seis unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e outras extensões do programa, na cidade e no interior.

Relacionadas

PANDEMIA

Leitos destinados a pacientes com covid-19 estão parcialmente ocupados

FISCALIZAÇÃO

SOE faz operação 'bate grade' na Cadeia de Laranjeiras do Sul

FERIMENTOS GRAVES

Homem é esfaqueado e fica gravemente ferido em Pitanga

Comentários