Cida autoriza curso de pedagogia na Unicentro para a comunidade indígena de Nova Laranjeiras

Processo seletivo da primeira turma ocorrerá em 27 de março de 2019

A comunidade da Terra Indígena Rio das Cobras de Nova Laranjeiras contará, a partir de 2019, com a oferta do curso de licenciatura em pedagogia, com oferta pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro). O anúncio foi feito pela governadora Cida Borghetti nesta sexta feira (7), em solenidade no Palácio Iguaçu, em Curitiba.

Com o anúncio, chegam a 10 os cursos autorizados pela governadora nas estaduais do Paraná (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

De acordo com a Agência Estadual Notícias (AEN), o novo curso possibilitará a formação de professores indígenas das etnias Kaingang, Guarani e Xetá para atuarem na educação infantil, nos anos iniciais do ensino fundamental e na gestão da educação escolar indígena.

“É uma formação que vai resgatar a história e dar possibilidade de um melhor ensino para as crianças, para que tenham mais qualidade e igualdade”, declarou Cida.

Ainda segundo a AEN, o curso terá o processo seletivo específico para ingresso da primeira em 27 de março de 2019. As inscrições serão realizadas de 12 a 28 de fevereiro de 2019, no site da universidade. Para o cacique Angelo Kavigtanh Rufino, da etnia Kaigang, a oferta da graduação será um marco para a sua comunidade.

“No início, achávamos que isso não aconteceria, mas hoje estamos aqui para presenciar esse ato tão importante para todos os povos indígenas do Paraná”, relatou.

Processo de seleção ocorrerá em 27 de março de 2019 (Foto: José Fernando Ogura/ANPr)

De acordo com o reitor da Unicentro, Aldo Nelson Bona, o curso será ofertado em turno integral, com carga horária de 3200 horas e as atividades acadêmicas serão itinerantes.

“Vai funcionar na terra indígena, onde há um colégio com boa estrutura, em um regime de alternância. Os professores se deslocam até lá, trabalham de maneira concentrada em uma semana, e depois os estudantes continuam sua vida na aldeia. Desse modo, eles podem conciliar a sua vida na comunidade indígena com os estudos”, destacou o reitor.

Com o anúncio, a graduação em pedagogia ofertada em Nova Laranjeiras soma-se ao curso de medicina como iniciantes no ano letivo de 2019.

OUTROS ANÚNCIOS

Na mesma ocasião, a governadora anunciou o curso de nutrição na Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) para 2020. Agora, segundo a AEN, chega a 10 o número de novos cursos nas universidades estaduais do Paraná autorizados pela governadora Cida Borghetti em oito meses de gestão. São 390 novas vagas. “Um momento histórico”, disse Cida.

Relacionadas

TRÂNSITO

Rua XV de Novembro é revitalizada com nova sinalização em Guarapuava

PERIGO IMINENTE

Morte de Lucas em acidente na PR-170 reforça urgência na obra de trevo

PANDEMIA DA COVID-19

Surg orienta sobre descarte de lixo contaminado por covid-19

Comentários