Cilla Tech Park firma parceria com programa ‘Melhor Aprendiz Tech’

Programa vai capacitar jovens entre 14 a 24 anos. Primeira turma do 'Melhor Aprendiz Tech' começa dia 13 de outubro em Guarapuava

Cilla Tech Park firma parceria com programa ‘Melhor Aprendiz Tech’ (Foto: Rerprodução/Pixabay)

*Reportagem com vídeo

O Cilla Tech Park, juntamente com a Unicentro, o Senac/Sesi e empresários locais, está firmando parceria com o programa ‘Melhor Aprendiz Tech’. O programa é uma iniciativa do Senac Paraná, e conta com apoio de entidades nacionais e estaduais. Desta forma, o programa voltado para empresas do setor de tecnologia, vai oferecer oportunidade de capacitação de jovens entre 14 a 24 anos, em áreas da tecnologia.

O objetivo é suprir demandas de mercado em quesitos de programação computacional. Com isso, fomentar a mão de obra qualificada na área de TI para o estado do Paraná. Inicialmente, oito cidades do Paraná participam do programa, oferecendo 250 vagas pelo PSG (empresas contribuintes do Senac), além de outras vagas complementares pelo Senai.

PROJETO

O projeto pretende trazer na teoria e na prática, capacitações em programação computacional. O público são estudantes de escolas públicas ou não, além de já formados e que já tiveram experiências no mercado de trabalho. De acordo com a assessoria de imprensa do Cilla Tech Park, o programa que tem duração de um ano conta com carga horária total de mil horas.

Desse total, 440 horas no Senac e 560 horas na empresa. Conforme Rodrigo Rosalem, Diretor de Finanças e Desenvolvimento Organizacional do Senac Paraná, e idealizador da iniciativa, o ‘Melhor Aprendiz Tech’ é uma maneira de ligar a oferta à demanda do mercado de trabalho na área de Tecnologia e Inovação.

“A gente tenta fazer uma ponte entre as duas coisas. O que gente precisa fazer para desenvolver a inovação? unir a oferta de capacitação com as oportunidades de mercado”.

(Imagem: Divulgação)

GUARAPUAVA

Assim, após o contato entre entidades de Guarapuava e o idealizador do projeto, e diante do interesse que o município em ter uma das estações de geração de vagas, chegou-se ao acordo que Guarapuava vai se preparar e capitalizar empresas para o projeto.

De acordo com um dos articuladores, o secretário de Desenvolvimento e Inovação de Guarapuava, Sandro Abdanur, “vamos trabalhar para preparar nosso ecossistema para receber de cara essa primeira turma do Melhor Aprendiz Tech”. Assim, o início da primeira turma do ‘Melhor Aprendiz Tech’ está oficializado para o dia 13 de outubro.

CADASTRO

Desta forma, conforme a assessoria de imprensa do Cilla Tech Park, os interessados em cadastrar as empresas no programa podem se dirigir ao Senac, para mais informações. Ainda de acordo com a assessoria, o projeto está firmado em conjunto com a legislação da aprendizagem: Lei 10.097/2000, Decreto 5.598/2005, Portaria 723/2012.

Por isso, garante ao jovem um salário-mínimo/hora (regional), considerando o total de horas trabalhadas. Além disso, computando também a carga horária referente às atividades teóricas. De acordo com a gerente executiva da unidade do Senac em Guarapuava, Marta Gavanski Harmatiuka, o primeiro passo é a empresa procurar a unidade do Senac ou do Senai. E informar que tem interesse em contratar aprendizes e quantas vagas deseja reservar.

“A empresa receberá todas as informações do que deve ser feito. Na sequência, a empresa realiza o processo seletivo da forma que preferir. Por fim, contrata os aprendizes e envia a documentação para o Senac ou Senai realizarem a matrícula do aluno”.

Conheça o programa ‘Melhor Aprendiz Tech’ no vídeo abaixo.

Por fim, quem está do outro lado dessa ponte e se deseja se tornar aprendiz no programa, pode buscar informações no Senac de Guarapuava. E ainda pelo site.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

AUMENTOU

Guarapuava confirma 53 novos casos de covid-19

BOA SAFRA

Safra de verão deve colher 16.700 quilos de grãos por hectare

APARECE LOGO SOL!

Feriado de Finados promete sol e um clima menos gelado em Guarapuava

Comentários