Cinco médicos já substituem os cubanos, em Guarapuava

Programa Federal encaminhará o restante dos profissionais ao município até o dia 14 de dezembro

UBS do Batel (Foto: Divulgação)

Quatro médicos brasileiros e um cubano, com registro nacional, cadastrados na nova versão do programa Mais Médicos, já estão em Guarapuava. Outros oito chegarão até o dia 14, prazo final estipulado pelo Ministério da Saúde para a reposição dos cubanos que deixaram Guarapuava recentemente. Os últimos quatro viajaram a Curitiba na manhã de ontem terça feira (4).

De acordo com o secretário municipal de Saúde, Celso Góes, estes primeiros médicos atuarão em Unidades Básicas de Saúde da cidade e do interior. Os locais específicos de atuação não foram divulgados.

Segundo Góes, esta é uma das iniciativas que se soma a outras opções que ampliarão o número de médicos na cidade e no interior. Ele cita, por exemplo, o PSS, cujas inscrições seguem até esta quinta (6) e que prevê 19 vagas para 40 horas e outras 11 para atendimento de 20 horas nas unidades de pronto atendimento, num total previsto para 30 contratações. O resultado sairá até 20 de dezembro ainda deste ano. Outra medida é o Concurso Público 001/2018, que será realizado em janeiro e contratará seis médicos, mais o cadastro de reserva.

Celso Góes considera essas iniciativas e a estrutura de saúde do município atrativas para os profissionais.

“Contamos com 32 unidades básicas de saúde reformadas, outra que está sendo construída no Bonsucesso no Parque de Máquinas da Prefeitura e mais uma que será ampliada no Jardim das Américas. Temos dois hospitais, o Hospital Regional que será inaugurado ainda neste ano, o Centro de Especialidades e dois cursos de medicina”.

Além disso, lembra o secretário, o salário também é “muito bom”. Hoje um médico recebe cerca de R$ 10 mil, mas já está aprovada a gratificação de 50% sobre o salário base, elevando o vencimento para mais de R$ 15 mil.

Relacionadas

PANDEMIA DA COVID-19

Guarapuava registra 92 novos casos de covid-19 e governador faz apelo

ADOTE E FAÇA O BEM

Crianças enviam cartinhas emocionantes para Papai Noel dos Correios

CUIDADO COM O TROTE

Pinhão alerta sobre trotes utilizando o nome da Unidade Sentinela

Comentários