‘Circuito Arte Viva’ vai receber doações e ajudar artistas locais

Os artistas guarapuavanos podem se inscrever para participar. O valor arrecadado vai ser dividido entre os participantes do projeto

Sendo assim, os artistas guarapuavanos podem se inscrever para participar (Imagem: Divulgação)

Em meio a um cenário de dificuldades gerado pela pandemia do novo coronavírus, os artistas guarapuavanos seguem tentando driblar as incertezas. Pensando nisso, e em fomentar a pluralidade artística de Guarapuava, a Felchak Produções, Coletivo Movement, Sintonia Hip Hop e Incesarte estão estruturando de maneira independente um ação feita de artistas para artistas.

O ‘Circuito Arte Viva’ chegou para mostrar que a arte vive em Guarapuava. A ação que será on-line, vai durar três dias e conta com apresentações de poesia, música, dança, artes visuais, painéis e teatro. As inscrições estão abertas a todos os artistas locais, amadores ou profissionais. A seleção será feita pela curadoria do Circuito. Os interessados podem se inscrever pelo link.

De acordo com o Coletivo Movement, o período de isolamento social está salientando a vulnerabilidade do cenário cultural brasileiro. “A arte precisa ser compreendida não só pelo artista, mas por todos, nas várias camadas sociais que estamos inseridos, compreendendo a significação transformadora, educacional, política e transgressora”.

Para os organizadores do circuito, é uma maneira de manter os artistas fortes em um momento de insegurança. Entre os artistas que vão se apresentar está o Mirra e Raissa Fayet.

ARTE VIVA GUARAPUAVA

O Arte Viva é um movimento artístico que resgata a essência das plurais expressões culturais sobreviventes. Democratizando e descentralizando as diversas linguagens culturais e colocando no palco a voz, o corpo, o grito, a história, a vida: arte vive!

Assim, a transmissão do circuito será feita pelo Youtube, e estará aberta a doações em dinheiro ou de cestas básicas que vão ser distribuídas para o artistas que se apresentarem no dia. O prazo para as inscrições dos trabalhos será até o dia 30 de Julho de 2020. Além disso cada participante poderá inscrever um trabalho, podendo ser individual ou em grupo.

Os materiais vão passar por processo de curadoria. Vão ser consideradas pela coordenação e equipe curadora como critério avaliativo a interpretação, a essência e a proposta artística. Desse modo, a banca avaliadora será formada por atores, dançarinos, músicos, diretores, coreógrafos e artistas, selecionados pela comissão organizadora.

As doações podem ser feitas pelo QR Code no decorrer da transmissão e também pela conta bancária disponibilizada durante as apresentações.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

COMIDA BOA

Cartão Comida Boa pode ser utilizado até a sexta (7)

LUTO

Adolescente atingido por disparo na cabeça morre após oito dias internado

COVID-19

Guarapuava confirmou dois casos de covid-19 neste domingo

Comentários