Foto: Edson Rodrigues
Por Luiz Carlos Knuppel Jr.
A Colômbia voltou a campo nesta terça feira (25) para a última partida da fase de classificação da Copa do Mundo. Diante do Japão, o time colombiano goleou por 4 a 1 e chega as oitavas de final com um cartel irretocável de três vitórias, nove gols marcados e apenas um sofrido. Juntamente com a Holanda, a Colômbia tem até aqui a melhor campanha da competição.
O resultado assegurou o primeiro lugar do Grupo C e a classificação para as oitavas. Já o Japão foi eliminado da competição
Jogando com o time misto, a Colômbia não conseguiu se impor desde o principio da partida, mesmo assim conseguiu chegar ao primeiro gol. Konno derrubou Ádrian Ramos na área e fez pênalti. Na cobrança, Cuadrado chutou firme no canto. Kawashima pulou no outro.
Os japoneses continuaram no ataque, mas desperdiçavam inúmeras oportunidades. De tanto insistir,o time conseguiu empatar aos 46 minutos do primeiro tempo com Okazaki.
No segundo tempo, o craque colombiano James Rodríguez entrou no jogo e mudou o panorama da partida. Logo aos 9 minutos, o time fez boa troca de passes e Martínez completou para o gol.
Aos 37 minutos, Martínez marcou mais um. E, aos 45 minutos, James Rodríguez transformou a vitória em goleada. No final, ainda sobrou tempo para o técnico José Pekérman fazer uma substituição e colocar em campo o goleiro Mondragon. Com 43 anos o goleiro entrou para a história das Copas como o jogador mais velho a disputar uma partida.
Nas oitavas de final, a Colômbia fará um clássico sul-americano contra o Uruguai. A partida será no Maracanã, no sábado, às 17 horas