22/08/2023
Guarapuava Política

Concluídos recape e ciclovia entre as colônias em Entre Rios, em Guarapuava

Após 30 anos de espera, obras são viabilizadas pela deputada Cristina Silvestri

ciclovia1

Sinalização da ciclovia (Foto: Ascom)

A deputada estadual Cristina Silvestri anuncia a conclusão do recapeamento asfáltico da PR-540 e na ciclovia, em Entre Rios. A rodovia liga as colônias Jordãozinho, Cachoeira e Vitória, via de acesso para o escoamento da produção agrícola. O percurso também é usado por trabalhadores da Cooperativa Agrária e Agromalte, que usam bicicleta para locomoção.

Segundo a deputada, são 22 quilômetros de revitalização da rodovia. A ciclovia tem 8,8 quilômetros entre as colônias Jordãozinho, Vitória e Cachoeira. A moradora Ingrid Dautermann, ajudou na fiscalização do serviço. A obra garante a segurança de pedestres e ciclistas. Até hoje, eles dividiam espaço com veículos pesados e equipamentos agrícolas, e ficavam expostos ao risco de acidentes.

Trata-se de uma Região com alto potencial turístico, com belezas naturais e arquitetura típica, carente de passeios apropriados para o significativo fluxo de pessoas que circulam tanto a pé quanto de bicicleta.

“A ciclovia é uma obra útil em todos os sentidos, e a revitalização do asfalto, era indispensável”.

Até chegar à conclusão das obras, várias reuniões foram feitas junto ao Departamento de Estradas e Rodagem (DER) e intervenções diretas ao Governo do Estado, por cerca de 30 anos. Em 30 de março de 2017, Cristina Silvestri e os vereadores Celso Costa e Vardinho, ambos eleitos por Entre Rios, retomaram as conversas com o DER.

No dia 6 de agosto do ano passado o DER abriu as propostas dos interessados na implantação de ciclovia e ciclofaixa e a conclusão foi na sexta (21) com a sinalização horizontal.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.