22/08/2023
Cotidiano Educação Paraná

Concurso da Redação Agrinho mobiliza alunos nesta semana

A ação é para alunos das escolas estaduais do Paraná, para desenvolver a leitura, escrita e reflexão sobre sustentabilidade no campo


A atividade é destinada aos estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio (Foto: SEED-PR)

Na última segunda (18), começou a edição de 2026 do Concurso Redação Paraná Nota 10 – Agrinho. A iniciativa envolve estudantes de todas as escolas estaduais do Paraná em uma mobilização pela leitura, escrita e reflexão sobre sustentabilidade no campo. O período de produção e submissão das redações segue até o dia 30 de junho, por meio da plataforma Redação Paraná, com orientação dos professores da rede estadual.

A atividade é destinada aos estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio. O concurso integra o programa Agrinho, desenvolvido em parceria entre a Secretaria de Estado da Educação (SEED-PR) e o Sistema Faep/Senar-PR. O objetivo é estimular a produção textual e reflexão crítica sobre temas atuais ligados ao agronegócio sustentável.

Neste ano, o concurso traz como tema “Agro forte, futuro sustentável: equilíbrio entre produção e meio ambiente”. O desafio aos estudantes é o desenvolvimento de diferentes gêneros textuais de acordo com a etapa de ensino. Os alunos do 6º e 7º anos produzem textos do gênero ‘relatos’; os estudantes do 8º e 9º anos trabalham com o gênero conto; já os alunos do Ensino Médio devem elaborar textos dissertativo-argumentativos.

Além disso, os alunos produzem as redações na Redação Paraná. A plataforma utiliza Inteligência Artificial para correção imediata e auxílio no aprimoramento da escrita dos estudantes. Para avançar às etapas Regional e Estadual, é necessário que o aluno alcance Nota 10, validada pelo professor orientador.

Após a primeira etapa, na escola, o próximo passo para a seleção final é o encaminhamento dos trabalhos selecionados aos Núcleos Regionais de Educação (NRE). Posteriormente, ocorre banca final, coordenada pelo Senar-PR, que será responsável por definir os vencedores estaduais.

Outras informações AQUI.

PREMIAÇÃO

A premiação do concurso está programada para o mês de novembro, em Curitiba, reunindo representantes de todas as regiões do Paraná. Os autores dos trabalhos classificados em 1º, 2º e 3º lugar, assim como os professores orientadores, receberão smartphones como reconhecimento pelo desempenho. Além disso, os estudantes e docentes classificados em 1º e 2º lugar também participam da cerimônia oficial de premiação.

O Programa Agrinho completa 31 anos, reunindo anualmente cerca de 800 mil estudantes e mais de 50 mil professores da educação infantil, ensino fundamental e educação especial, alcançando todos os municípios paranaenses.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.

RSN
Visão geral da Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações de cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.