Conheça as principais atividades turísticas de Candói

Cercada de usinas e lagos artificiais criados pelas usinas hidrelétricas, a cidade apresenta uma ótima opção para os amantes da pesca e esportes náuticos

Entre as belezas de Candói está o Salto Curucaca (Foto: Viaje Paraná)

Candói está situada na Região central do Paraná. Assim, é cercada de usinas e lagos artificiais criados pelas usinas hidrelétricas. Além disso, a cidade apresenta uma ótima opção para os amantes da pesca e esportes náuticos, além de ser um excelente local de descanso e lazer.

O município de Candói, por estar situado na rota da estrada das missões, também incorporou a tradição do tropeirismo, resgatando ano a ano este feito histórico através da Festa Nacional do Charque. Isso porque, o charque era o principal alimento dos tropeiros e tornou-se o prato principal da festa com expressão nacional. É uma cidade de muitos encantos.

(Foto: Reprodução/Flickr)

PASSEIOS

ALAGADO DA USINA HIDRELÉTRICA DE SALTO SANTIAGO

O site Viaje Paraná reúne uma série de dicas para quem quer aproveitar o turismo na pequena cidade. Assim, a primeira dica é uma visita ao alagado da Usina Hidrelétrica de Salto Santiago.  O loca, é de fácil acesso, situado às margens da rodovia BR-373, a Região do Lago de Salto Santiago, tem uma longa extensão territorial de margem, com afluentes dos rios Iguaçu e Cavernoso.

Além disso, o local destaca-se principalmente pelas lindas paisagens que podem ser desfrutadas com esportes náuticos. Além de passeios de barcos a motor ou caiaques a remo, e também, pela pesca esportiva ou para degustação.

Durante a noite, os visitantes se divertem com a pesca do “peixe-rei”, e durante o dia os principais peixes pescados são a “Traíra”, a “Tilápia”, o “Mandi” e o “Lambari”. O peixe-rei e a tilápia são peixes exóticos podendo ser pescados durante todo o ano.

(Foto: Santa Maria)

LAGO DA USINA HIDRELÉTRICA DE SANTA CLARA

Quem estiver na cidade pode ainda optar por visitar o Lago da Usina Hidrelétrica de Santa Clara. Situado no afluente do Rio Jordão, na divisa do município de Candói com Pinhão, o principal acesso ao lago é pela rodovia PR-560.

Assim, o local destaca-se pela beleza das cachoeiras encontradas às margens do lago e pela conservação da natureza. Lá, encontra-se o Parque Estadual de Santa Clara que conta com 632 hectares de mata atlântica. Entre as principais cachoeiras e a mais visitada, está a “Fábrica de Papel”. A cachoeira também pode ser vislumbrada de barco.

Além dos esportes náuticos, o lago é ideal para pescarias, principalmente de Traíras, Tilápias, Mandis, Lambaris e Carpas.

Local onde tradicionalmente ocorre o show de fogos da virada do ano (Foto: Viaje Paraná)

PARQUE DO LAGO

Localizado no centro do município , o local é estruturado com um lago artificial de pequeno porte, pista de caminhada, academia ao ar livre e quadra esportiva com grama sintética, bem como, parquinho para as crianças se divertirem. No Parque do Lago ocorre todo o ano, no dia 31 de dezembro, o tradicional show da virada com shows ao ar livre e queima de fogos.

A Festa marca o aniversário do município (Foto: Viaje Paraná)

FESTA NACIONAL DO CHARQUE

Tradicionalmente ocorre no mês de agosto, próximo ao dia 27, data em que se comemora o aniversário do município. Assim, a festa tem o objetivo de manter vivas as tradições de seus colonizadores, “os tropeiros”. O local conta com estacionamento, hípica para corridas de cavalos, pista de velocross, pista de laço, área de leilão de gado, e muito mais. A Festa Nacional do Charque é um dos maiores eventos gastronômicos da Região, evolvendo ainda feiras de exposição e shows nacionais.

FESTAS RELIGIOSAS

No dia 11 de agosto ocorre a tradicional festa religiosa na Igreja Matriz, em honra à Santa Clara. Assim, a festa recebe peregrinos de toda Região. São pessoas que vão para fazer as suas orações e saborear um suculento churrasco, passando a tarde com jogos, danças e outras diversões.

A cavalgada da Natureza ocorrem para manter viva a cultura dos tropeiros (Foto: Viaje Paraná)

A CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO

Para preservar ainda mais a herança do tropeirismo, o município promove, juntamente com a Festa do Charque, a Cavalgada da Integração, na qual cavaleiros de toda Região percorrem o interior do município, mantendo viva a tradição deixada pelos colonizadores.

(Foto: Viaje Paraná)

CAMINHADA DA NATUREZA

No mês de novembro, os amantes da natureza podem participar e conhecer as belezas naturais de Candói. A Caminhada da Natureza faz percursos por diferentes trajetos mostrando o que há de melhor e mais belo no município.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Para tornar sua vida mais 'mobile' do que nunca, RSN lança aplicativo

TEMPO

Em Turvo, 20 casas foram destelhadas pelo vendaval

EMPATIA

Instituto Renascer suspende confecção de máscaras

Comentários