Conheça as principais atividades turísticas de Candói

Cercada de usinas e lagos artificiais criados pelas usinas hidrelétricas, a cidade apresenta uma ótima opção para os amantes da pesca e esportes náuticos

Entre as belezas de Candói está o Salto Curucaca (Foto: Viaje Paraná)

Candói está situada na Região central do Paraná. Assim, é cercada de usinas e lagos artificiais criados pelas usinas hidrelétricas. Além disso, a cidade apresenta uma ótima opção para os amantes da pesca e esportes náuticos, além de ser um excelente local de descanso e lazer.

O município de Candói, por estar situado na rota da estrada das missões, também incorporou a tradição do tropeirismo, resgatando ano a ano este feito histórico através da Festa Nacional do Charque. Isso porque, o charque era o principal alimento dos tropeiros e tornou-se o prato principal da festa com expressão nacional. É uma cidade de muitos encantos.

(Foto: Reprodução/Flickr)

PASSEIOS

ALAGADO DA USINA HIDRELÉTRICA DE SALTO SANTIAGO

O site Viaje Paraná reúne uma série de dicas para quem quer aproveitar o turismo na pequena cidade. Assim, a primeira dica é uma visita ao alagado da Usina Hidrelétrica de Salto Santiago.  O loca, é de fácil acesso, situado às margens da rodovia BR-373, a Região do Lago de Salto Santiago, tem uma longa extensão territorial de margem, com afluentes dos rios Iguaçu e Cavernoso.

Além disso, o local destaca-se principalmente pelas lindas paisagens que podem ser desfrutadas com esportes náuticos. Além de passeios de barcos a motor ou caiaques a remo, e também, pela pesca esportiva ou para degustação.

Durante a noite, os visitantes se divertem com a pesca do “peixe-rei”, e durante o dia os principais peixes pescados são a “Traíra”, a “Tilápia”, o “Mandi” e o “Lambari”. O peixe-rei e a tilápia são peixes exóticos podendo ser pescados durante todo o ano.

(Foto: Santa Maria)

LAGO DA USINA HIDRELÉTRICA DE SANTA CLARA

Quem estiver na cidade pode ainda optar por visitar o Lago da Usina Hidrelétrica de Santa Clara. Situado no afluente do Rio Jordão, na divisa do município de Candói com Pinhão, o principal acesso ao lago é pela rodovia PR-560.

Assim, o local destaca-se pela beleza das cachoeiras encontradas às margens do lago e pela conservação da natureza. Lá, encontra-se o Parque Estadual de Santa Clara que conta com 632 hectares de mata atlântica. Entre as principais cachoeiras e a mais visitada, está a “Fábrica de Papel”. A cachoeira também pode ser vislumbrada de barco.

Além dos esportes náuticos, o lago é ideal para pescarias, principalmente de Traíras, Tilápias, Mandis, Lambaris e Carpas.

Local onde tradicionalmente ocorre o show de fogos da virada do ano (Foto: Viaje Paraná)

PARQUE DO LAGO

Localizado no centro do município , o local é estruturado com um lago artificial de pequeno porte, pista de caminhada, academia ao ar livre e quadra esportiva com grama sintética, bem como, parquinho para as crianças se divertirem. No Parque do Lago ocorre todo o ano, no dia 31 de dezembro, o tradicional show da virada com shows ao ar livre e queima de fogos.

A Festa marca o aniversário do município (Foto: Viaje Paraná)

FESTA NACIONAL DO CHARQUE

Tradicionalmente ocorre no mês de agosto, próximo ao dia 27, data em que se comemora o aniversário do município. Assim, a festa tem o objetivo de manter vivas as tradições de seus colonizadores, “os tropeiros”. O local conta com estacionamento, hípica para corridas de cavalos, pista de velocross, pista de laço, área de leilão de gado, e muito mais. A Festa Nacional do Charque é um dos maiores eventos gastronômicos da Região, evolvendo ainda feiras de exposição e shows nacionais.

FESTAS RELIGIOSAS

No dia 11 de agosto ocorre a tradicional festa religiosa na Igreja Matriz, em honra à Santa Clara. Assim, a festa recebe peregrinos de toda Região. São pessoas que vão para fazer as suas orações e saborear um suculento churrasco, passando a tarde com jogos, danças e outras diversões.

A cavalgada da Natureza ocorrem para manter viva a cultura dos tropeiros (Foto: Viaje Paraná)

A CAVALGADA DA INTEGRAÇÃO

Para preservar ainda mais a herança do tropeirismo, o município promove, juntamente com a Festa do Charque, a Cavalgada da Integração, na qual cavaleiros de toda Região percorrem o interior do município, mantendo viva a tradição deixada pelos colonizadores.

(Foto: Viaje Paraná)

CAMINHADA DA NATUREZA

No mês de novembro, os amantes da natureza podem participar e conhecer as belezas naturais de Candói. A Caminhada da Natureza faz percursos por diferentes trajetos mostrando o que há de melhor e mais belo no município.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

INDIGNAÇÃO

Em Candói, manifestantes pedem prisão para agressores de animais

LEI ALDIR BLANC

Setor cultural pede socorro para não perder recurso emergencial

PROGRAME-SE

'Trenzinho da Luz' oferece passeio gratuito pela 'Cidade dos Lagos'

Comentários