Conselho quer saber qual a proposta dos candidatos para as mulheres

Fique por dentro dos principais fatos que marcaram esta quinta (22) no cenário político também nacional

 

 

 

 

Burko e Adriele (Foto: Reprodução/Facebook)

O candidato a prefeito de Guarapuava, Vitor Hugo Burko (DEM) foi o primeiro sabatinado pelo Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres. A entrevista ocorreu nesta quinta (21). De acordo com a presidenta do Conselho, Adriele Inacio, a transmissão ‘on-line’ tem entre 40 minutos e uma hora de duração. Conforme Adriele, Andre Tecchio (DC) participaria na manhã de hoje. Entretanto, não se conectou.

Durante a entrevista, Burko disse que fará uma administração, caso eleito, onde pretende ‘libertar’ as mulheres. Trata-se de uma referência ‘a liberdade econômica. Assim, ele citou, entre outros, os programas já desenvolvidos por ele, como os cursos de manicure, costureira e doméstica. Disse também que percorrerá bairros da cidade para ouvir as demandas femininas.

Já o próximo sabatinado trata-se do Dr. Antenor (PT), às 9h de terça (27). Entretanto, nesse mesmo dia, às 13h30, Janaína Naumann (Republicano) soltará a voz. Na sexta (30), às 16h, Celso Goes (Cidadania) irá expor as políticas públicas para a mulher, caso seja eleito. Entretanto, Luiza Noriler (Patriota) e Jabur do Motocross (PMN) ainda não encontraram brecha nas agendas para participação da sabatina, segundo Adriele. De acordo com a presidenta da Cram, ao final de cada sabatina o candidato (a) assina um documento onde se compromete com a implantação de propostas, se eleito for.

 

Dr. Antenor (Foto: Divulgação)

O resultado da pesquisa eleitoral divulgada nessa quarta (20) em Guarapuava, não agradou o candidato a prefeito Dr. Antenor. Embora esteja liderando as intenções de votos Dr. Antenor (27,5%) contesta. Com cerca de 10 pontos percentuais à frente do segundo colocado, Celso Goes (19,3%), o médico coloca em ‘xeque’ a empresa de pesquisa. De acordo com Antenor, a empresa Strapasson e Araújo Ltda, atua em outros ramos comerciais, inclusive com contratos com a atual administração municipal.

Entretanto, Dr. Antenor disse que recebeu o resultado da pesquisa com tranquilidade, porém, com cautela  Ele ponderou que a diferença em relação ao segundo colocado pode ser maior que o divulgado pela pesquisa.

Celso Goes (Foto: Reprodução/Facebook)

A rotina do candidato a prefeito de Guarapuava, Celso Goes tem sido ‘bombada’. De acordo com vídeo postado pelo candidato e divulgado em redes sociais, esta quinta começou às 5 horas. Conforme Celso Goes, e a agenda só vai acabar por volta da meia-noite. Entretanto, segundo o candidato, a conversa com os eleitores o anima cada vez mais.

LULA DEFENDE O IMPEACHMENT DE BOLSONARO

Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Divulgação)

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, defendeu o’ impeachment’ de Jair Bolsonaro na tarde desta quinta (21). Lula postou a opinião pessoal no Twitter demonstrando a indignação
com a decisão de Bolsonaro de barrar a compra de 46 milhões de doses da CoronaVac, vacina contra a covid-19. A vacina desenvolvida pelo laboratório chinês Sinovac em parceria conta com a parceria do Instituto Butantan.

Lula escreveu que a  atitude de Bolsonaro trata-se de  “crime” e um “motivo para discutir o impeachment. “Se a sociedade, os partidos e os parlamentares, precisavam de um motivo para discutir o impeachment, Bolsonaro acaba de cometer um crime contra a nação”.  Conforme Lula, ao dizer que não vai comprar a vacina, o presidente também desrespeita “um instituto da seriedade do Butantan e toda a comunidade científica”.

‘QUEDA DE BRAÇO’

Vacina (Foto: Pixabay)

E por falar em vacina, o diretor-geral do Instituto Butantan, Dimas Covas, acusou a  Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)  por atraso na importação da matéria-prima para produzir a Sinovac. Ele disse à Folha de São Paulo nesta quinta (22) que pediu a liberação excepcional da importação da matéria-prima no dia 23 de setembro. Entretanto, nesta quinta, recebeu a informação de que o assunto só será tratado em uma reunião no dia 11 de novembro.De acordo com Covas, o Butantan necessita da matéria-prima ingrediente para produzir 40 milhões de doses da vacina até dezembro deste ano. Assim sendo, a vacina contra a covid-19 já estará pronta quando houver a liberação formal. 
Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ELEIÇÕES

Mabel Canto descarta apoio do PT no segundo turno em Ponta Grossa

Esquerda disputa a maior capital da América Latina

Na prefeitura de Bituruna a transição começou um dia após as eleições

Comentários