A comunidade escolar decidiu após consulta pública, que os seis colégios indicados e pertencentes ao Núcleo Regional de Educação sediado em Guarapuava, terão formato cívico-militar. Três são de Guarapuava. Os outros três ficam em Pinhão, Turvo e Reserva do Iguaçu.
Assim, conforme a consulta popular terão novo formato os colégios estaduais de Guarapuava Manoel Ribas, Mahatma Gandhi e Heitor Rocha Kramer. Esse último já havia sido definido no segundo dia da consulta, na quarta (28). Também na semana passada, a comunidade escolar optou pelo formato cívico-militar para os colégios Edite Cordeiro Marques em Turvo e Michel G. P. A Reydams em Reserva do Iguaçu.
DECISÃO
Entretanto, ainda faltava encerrar a consulta para os colégios Mahatma Gandhi e Manoel Ribas de Guarapuava, e para o colégio Santo Antônio em Pinhão. De acordo com a chefe do Núcleo Regional de Educação (NRE), Edil Spínola, a aprovação de todos os indicados, revela que a sociedade deseja essa modalidade de ensino.
É mais uma oportunidade para a nossa comunidade, para os pais e para os alunos em questão de escolha de modalidade de ensino. A democracia se concretizou e o processo de consulta pública foi tranquilo, apesar de sabermos que existem pessoas que são contra. Mas na caminhada da consulta, os votos falaram mais alto.
Assim, conforme o NRE, a decisão pela nova modalidade de ensino a partir de 2021 teve ampla maioria em todos os colégios. Isso pode ser constatado no resultado da consulta pública. Em nenhum dos seis colégios, a opção pelo novo formato ficou abaixo de 70%.
Mas em Reserva do Iguaçu, a decisão atingiu 93,6% dos votos. Em Pinhão, 89,8% votaram pela mudança. Já em Turvo, a comunidade escolar decidiu com 76,4% dos votos. E por fim, em Guarapuava a menor porcentagem ficou em 74,7% e a maior em 79,5%.
ESTRUTURA NÃO MUDA
De acordo com o NRE, a estrutura administrativa e de funcionários continuará com o mesmo número. Dessa maneira, as escolas contarão com aulas adicionais de Português, Matemática e Civismo. Segundo o Governo do Paraná, esse reforço possibilitará um aprofundamento no estudo sobre leis e Constituição Federal. E ainda, do papel dos três poderes, ética, respeito e cidadania. No Ensino Médio, haverá também a disciplina de Educação Financeira.
Além de questões curriculares, outra mudança trazida pela nova modalidade de ensino — que será aplicada em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio — é a gestão compartilhada entre civis e militares. Conforme o porte da escola, haverá um diretor civil, um militar e entre dois e quatro monitores militares.
NÃO HAVERÁ TESTE SELETIVO
E para ingressar nas escolas cívico-militares não haverá teste seletivo. De acordo com Edil Spínola, o aval para a matrícula será o desejo dos pais e do aluno em questão. “Quem já estiver matriculado continuará na escola”.
Porém, segundo o NRE, se houver mais interessados do que o número de vagas, será aberta uma lista de espera. Quem estiver matriculado ganhará o uniforme militar de gala que será enviado pelo Governo do Paraná.
CREDENCIAMENTO
Conforme o NRE, o processo de inscrição para diretor-geral dos colégios cívico-militares destinado aos profissionais da Educação já está aberto. Os interessados em participar do processo devem se inscrever até 8 de novembro, com formulário on-line.
De acordo com a chefe do NRE, Edil Spínola, o credenciamento também ocorre para interessados na direção de colégios com educação em tempo integral. O NRE de Guarapuava possui quatro colégios nessa modalidade.
“Seguindo as normas do edital, o interessado pode se credenciar em até três escolas no NRE a que pertence. E não precisa estar lotado na escola que se credenciou”. Consulte o edital completo aqui.
PARANÁ
O balanço parcial da consulta pública apresentado nessa terça (3), aponta que das 216 instituições escolhidas, 197 já encerraram o processo e 176 aprovaram a mudança. Outras 21 optaram pela manutenção do modelo tradicional. Porém, a consulta pública, aberta à comunidade escolar, segue ainda em 19 escolas até 20h desta quarta (4).
O processo de consulta pública começou na terça (27), e sofreu prorrogação, conforme a lei que regulamenta os colégios cívico-militares. Para que seja concluída a consulta, é necessário quórum de mais da metade dos votantes com ‘sim’ ou ‘não’ para a mudança.
De acordo com a Agência Estadual de Notícias, até o momento, 72.615 pessoas já votaram na consulta pública. A comunidade escolar é composta por pais e responsáveis dos alunos, professores, funcionários da escola e estudantes a partir de 18 anos.
Por fim, nas escolas que aprovaram a migração do modelo tradicional para o cívico-militar, a implantação do novo modelo será em fevereiro de 2021, com o início do calendário escolar.
Leia outras notícias no Portal RSN.