Cooperados da Agrária estão em curso de suinocultura

Guarapuava – Dois cursos básicos sobre suinocultura, organizados pela Agrária em parceria com a Embrapa, reúnem no Sindicato Rural de Guarapuava, nestes dias 26 e 27 de maio, cerca de 40 pessoas, entre cooperados que se dedicam à criação de suínos e funcionários de suas propriedades.
De acordo com o coordenador do departamento de comercialização de suínos da Cooperativa, Benevenuto Demarco Júnior, a Agrária promove os cursos (no primeiro dia com o tema Fase de Reprodução e, no segundo, Maternidade, Creche, Crescimento e Terminação) para difundir conhecimentos técnicos da atividade e para incentivar a troca de experiências entre os participantes.
Por isso, bioseguridade, uso da água e inseminação artificial são alguns dos tópicos que serão abordados.
Conforme acrescentou o coordenador, os treinamentos desta semana fazem parte de uma série de reuniões que o departamento iniciará para promover entre cooperados e funcionários de granjas uma atualização de conhecimentos. “Além disso, em muitos casos, uma solução que se adota numa granja pode servir para outra. Esses encontros vão ajudar também nisso”, completou Benevenuto.
As reuniões de atualização ocorrerão na forma de uma palestra por mês até abril de 2010, sempre no horário das 18h45, na Arca. Naqueles eventos, profissionais de empresas ligadas à suinocultura apresentarão assuntos como manejo de vacinas, manejo alimentar de matrizes e rendimento de carcaças entre outros.
Certificados serão conferidos aos participantes, tanto dos dois cursos básicos deste mês quanto das reuniões.
Atualmente, segundo dados do departamento de Suinocultura da Agrária, atuam naquele segmento cinco cooperados, totalizando sete granjas, com uma produção mensal de aproximadamente 2.500 animais. Juntos, os estabelecimentos geram em torno de 50 postos de trabalho diretos. (Da assessoria)

Relacionadas

NUTRIÇÃO HUMANA

ONU estabelece 2021 como ano internacional das frutas e vegetais

COLHEITA FARTA

Produtor de cevada comemora colheita, qualidade e preço

CHAMADA PÚBLICA

Aberta chamada pública para agricultura familiar no Paraná

Comentários