22/08/2023
Guarapuava Paraná Região Saúde

Coronavírus: Guarapuava e Região têm 18 casos suspeitos, afirma Sesa

De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde, além de Guarapuava, os casos suspeitos são de Pinhão, Pitanga, Prudentópolis e Turvo

Coronavírus

Coronavírus: Guarapuava e Região têm 18 casos suspeitos, afirma Sesa (Foto: Reprodução/Pixabay)

O último boletim da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) divulgado nesse domingo (22), aponta que cinco municípios que integram a 5ª Regional da Saúde tem 18 casos suspeitos do novo coronavírus. Os casos são de Guarapuava (13) e um descartado, Pinhão (2), Pitanga (1), Prudentópolis (1) e Turvo (1).

Porém, os dados da Sesa divergem com duas Scretarias Municipais de Saúde. De acordo com a secretaria de Guarapuava, o município tem 11 casos suspeitos e dois descartados. Já em Pinhão são quatro suspeitos e não dois, conforme a Sesa.

A prefeitura de Pinhão informou que destes quatro, dois pacientes seguem internados, um no próprio município e outro em um hospital de Guarapuava. Contudo, mesmo com o número de casos suspeitos, não há nenhum caso confirmado do novo coronavírus em Guarapuava e Região.

Medidas preventivas

O Ministério da Saúde declarou, na última sexta (20), o reconhecimento da transmissão comunitária do coronavírus em todo o território nacional. Em termos práticos, a declaração é um comando do Ministério da Saúde para que todos os líderes governamentais adotem medidas para promover o distanciamento social e evitar aglomerações.

Porém, no boletim da Sesa desse domingo (22) afirma que o Paraná, no entanto, não tem nenhum caso de transmissão comunitária. Mesmo assim algumas prefeituras estão decretando medidas preventivas para o combate do novo coronavírus.

Em Turvo, a prefeitura decretou toque de recolher das 19h às 6h. Pitanga fez o mesmo e fechou todos os acessos rodoviários da cidade. Em Guarapuava, o prefeito Cesar Silvestre Filho decretou no sábado (21) o fechamento obrigatório de todos os estabelecimentos comerciais não essenciais por tempo indeterminado.

Pitanga está com as ruas desertas (Foto: Reprodução/vídeo/Facebook)

O documento prevê aos bares, lanchonetes e restaurantes somente a entrega de alimentos em domicílio (delivery) e retirada no balcão. Outra medida tomada pela administração municipal é o isolamento obrigatório para pessoas com mais de 70 anos por prazo indeterminado.

Por fim, em Prudentópolis, o prefeito Adelmo Klosowski, fez um apelo para que as pessoas fiquem em casa neste período de quarentena. De acordo com Adelmo, ele tem percebido passando pelas ruas da cidade, que as pessoas não estão preocupadas devidamente com a propagação do coronavírus.

Prevenção

De acordo com o Ministério da Saúde, as orientações para o combate do novo coronavírus deverão ser adaptadas pelos líderes estaduais e municipais, de acordo com a realidade local.

Segundo o secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Wanderson de Oliveira, “não há uma regra única para todo o país. Cada Região deve avaliar com as autoridades locais o que se deve fazer caso a caso. Neste momento, nós não temos o Brasil inteiro na mesma situação, por isso é importante analisar o cenário de casos e possíveis riscos”.

Secretário de Vigilância em Saúde do MS, Wanderson de Oliveira (Foto: Erasmo Salomão/Ministério da Saúde)

No caso de pessoas com sintomas característicos de gripes ou resfriados, a prevenção deve ser feita, com algumas particularidades. Ao tossir ou espirrar, use lenços de papel e, em seguida, jogue-os no lixo ou cubra a boca e o nariz utilizando o braço.

Evite cumprimentos com abraços, apertos de mão e beijos. E, principalmente, não faça visitas a entes queridos caso esteja gripado. Em Guarapuava, todas as dúvidas sobre o coronavírus podem ser esclarecidas gratuitamente pelo telefone 0800 642 0019.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.