Coronavírus muda celebrações da Igreja, mas não a fé em Guarapuava

"Em breve essa pandemia vai passar e dela poderemos tirar inúmeras lições", diz padre Jean Patrik Soares, pároco da Catedral Nossa Senhora de Belém

Sabemos que em breve essa pandemia [coronavírus] vai passar e dela poderemos tirar inúmeras lições.

*Reportagem com vídeo

Coronavírus muda celebrações, mas não a fé em Guarapuava (Foto: Catedral Nossa Senhora de Belém)

Foi com essa mensagem de esperança e aprendizado que o pároco da Catedral Nossa Senhora de Belém em Guarapuava, padre Jean Patrik Soares iniciou a entrevista com a reportagem do Portal RSN, sobre a pandemia do coronavírus.

“Em diversas passagens da Bíblia podemos ver as pessoas passando por grandes tormentos e até mesmo questionando a bondade de Deus. Entretanto, aqueles que permanecem firmes na fé são capazes de tirar ensinamentos divinos dessas tragédias”.

O padre Jean Patrik deu o exemplo de Noé e sua família, que ouviram a voz de Deus e permaneceram na Arca durante os 40 dias e 40 noites. Ao final, o pároco lembrou que Deus fez uma aliança com o seu povo.

O povo que vivia escravo no Egito também sente o carinho de Deus, ao enviar Moisés para libertá-los. Deus sempre tira algo de bom de toda tragédia. Mesmo da morte de seu filho na cruz nos deu algo de bom, que foi a nossa salvação.

Assim, conforme o padre Jean Patrik Soares, nós também podemos tirar desse momento muitas coisas boas. “Vemos as pessoas rezando em família e também muitos gestos de solidariedade e partilha. Vemos a mão de Deus naqueles que cuidam de seus filhos e dos idosos para que permaneçam isolados”.

Padre Jean lembrou também dos profissionais que trabalham nesse período “Os profissionais da área de saúde, que colocam suas vidas em risco para cuidar da vida dos outros e de tantos outros que trabalham para garantir a informação, a segurança e a alimentação de todos”.

CAMPANHA DAS FOTOS

Uma imagem que impressionou foi a dos bancos da catedral Nossa Senhora de Belém com fotos de fieis. Assim, padre Jean afirmou que por meio de uma campanha promovida pela igreja – para que as pessoas enviassem fotos para colocação nos bancos da catedral – foram recebidas mais de duas mil fotos.

Catedral recebeu mais de duas mil fotos (Foto: Catedral Nossa Senhora de Belém)

Abaixo o vídeo que mostra os arquivos sendo enviados por whatsapp e depois sendo impressas. “Imprimimos e colocamos nos bancos. Algumas fotos já tínhamos de outras campanhas”.

ASSISTA O VÍDEO DA ORGANIZAÇÃO DA CAMPANHA.

 

BENÇÃO PELAS RUAS

Ainda de acordo com o pároco da catedral, foi criada uma paróquia virtual, com programação especial para as pessoas rezarem virtualmente. “As missas são às 12h e 19h. Já os terços às 15h e 18h”.

Além disso, conforme padre Jean, nesta quinta (26) às 16h, “sairemos às ruas com o Santíssimo Sacramento, abençoando a cidade em carro aberto”.

Entretanto, o religioso pede que as pessoas não saiam de casa. “Pedindo para as pessoas não saírem de suas casas. Acompanhem somente da porta ou da janela”. Acompanhe abaixo o trajeto.

benção será a partir das 16h desta quinta (Imagem: Catedral Nossa Senhora de Belém)

DECRETO PRESIDENCIAL

Por fim, sobre o decreto do presidente Jair Bolsonaro, que incluiu 12 serviços na lista de atividades essenciais, entre eles cultos religiosos, o pároco da catedral Jean Patrik Soares informou que a Diocese de Guarapuava não recebeu instruções sobre isso.

“Por enquanto, vamos manter apenas as celebrações virtuais”.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

TURISMO RELIGIOSO

Caminho da fé: estações da Via Sacra estão em fase final de construção

SONHO REALIZADO

Governo regulamenta terras de pequenos produtores em Candói

SOLIDARIEDADE

Cantor católico faz live beneficente no sábado (18) em Guarapuava

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com