Coronavírus: saiba quando a máscara deve ser usada

Entre as indicações para o uso estão pessoas com sintomas como dor de garganta, febre alta, dor de cabeça, fraqueza ou dificuldades para respirar

Coronavírus: saiba quando a máscara deve ser usada (Foto: Reprodução/Pixabay)

Durante a pandemia do Covid-19, diversos produtos de combate e proteção ao coronavírus estão sendo utilizados pela população. Porém, algumas vezes de modo incorreto ou desnecessário.

De acordo com a Secretaria de Comunicação da prefeitura de Guarapuava, mais uma vez, a informação aparece como essencial no enfrentamento a essa doença. Por isso, preste atenção nas informações sobre o uso de máscaras:

QUEM DEVE USAR

Pessoas com sintomas como dor de garganta, febre alta, dor de cabeça, fraqueza ou dificuldades para respirar. Além disso, quem tiver retornado de países ou estados com área de transmissão local ou em alerta.

O uso de máscara é indicado também para as pessoas que fazem atendimento a casos suspeitos ou confirmados, incluindo familiares. Profissionais da saúde quando estão com pacientes, quando atendem pessoas com sintomas respiratórios e de acordo com o tipo de atendimento que será feito.

Para esses casos o equipamento deve ser usado de forma contínua, cobrindo nariz e boca, e ser trocado a cada duas horas. Entretanto, vale lembrar que a máscara só é eficiente se combinada com a frequente e correta higiene das mãos, seja lavando com água e sabão ou usando álcool gel.

(Imagem: Secom/Prefeitura de Guarapuava)

QUEM NÃO DEVE USAR

Pessoas saudáveis não precisam usar a máscara.

GUARAPUAVA CONTRA O CORONAVÍRUS

Conforme o relatório diário emitido pela Sesa (Secretaria de Estado de Saúde), Guarapuava, neste momento, possui um caso suspeito de Coronavírus, sem nenhum registro confirmado. Mesmo assim, é preciso adotar ações preventivas e evitar deslocamento ou aglomerações, como buscar atendimento em UBS (Unidade Básicas de Saúde) e UPAs (Unidade de Pronto Atendimento), por exemplo.

Desde esta sexta (20), a equipe da Secretaria de Saúde também está fazendo o atendimento por telefone para pessoas com sintomas ou suspeita da Covid-19. Além disso, o canal de comunicação serve para quem deseja tirar dúvidas sobre a doença.

Assim, para este serviço, basta ligar para o telefone 0800 642 0019, entre às 8h e às 23h. A equipe composta por um médico e enfermeiros irá te ajudar a tirar dúvidas e passar orientações em casos suspeitos da Covid-19.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Relacionadas

ESTAÇÃO COLORIDA

Primavera chega trazendo flores e estiagem ao Paraná

SETE CONFIRMAÇÕES

Sete novos casos de covid-19 são confirmados em Guarapuava

COVID-19

Dois casos de covid-19 foram confirmados em Guarapuava neste domingo

Comentários

WP2Social Auto Publish Powered By : XYZScripts.com