22/08/2023
Agronegócio

Crise no setor do trigo é tema de debate na Câmara

Em audiência pública conjunta nesta quarta feira (05) da Comissão de Agricultura, Pecuária, Abastecimento e Desenvolvimento Rural (CAPADR) e da Comissão de Relações Exteriores e de Defesa Nacional (CREDN), da Câmara dos Deputados, presidida pelo deputado federal Eduardo Sciarra (PSD-PR), autor do requerimento, foram debatidas medidas para reverter a situação de redução da produção brasileira de trigo nos últimos anos. A audiência inteirou tanto o Ministério da Agricultura, quanto o Ministério das Relações Exteriores sobre os problemas que a cadeia produtiva do trigo está sofrendo.

Estiveram presentes o embaixador Sérgio Silva do Amaral, presidente da Associação Brasileira da Indústria do Trigo (ABITRIGO); o Ministro Orlando Leite Ribeiro, chefe da Divisão de Agricultura e Produtos de Base do Ministério das Relações Exteriores; Benedito Rosa do Espírito Santo, diretor de Assuntos Comerciais da Secretaria de Relações Internacionais do Ministério da Agricultura; e João Paulo Koslovski, presidente da Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (OCEPAR), também representando a Fecoagro/RS.

“Esta audiência foi fundamental para passar aos ministérios aqui presentes a importância desse setor e indicar o que se espera que o governo faça em defesa da cadeia produtiva do trigo”, pontuou o deputado Eduardo Sciarra. “Nós, parlamentares, já estamos atuando no sentindo de proteger nossos produtores. Recentemente aprovamos a MP 575, que beneficia o trigo, a farinha e a pré-mistura com mais um ano de isenção do PIS/Pasep e da Cofins”, acrescentou

Com assessoria

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.