Cristina Esteche, com assessoria
A deputada estadual Cristina Silvestri (PPS) e outros parlamentares que compõem a Comissão da Defesa dos Direitos da Criança, Adolescente e do Idoso (CRIAI) vão começar a percorrer os municípios-sede do Paraná em audiências públicas para definir prioridades de ação. A decisão foi tomada em reunião da comissão, na Assembleia Legislativa, com aprovação do plano de trabalho para 2015.
Cristina Silvestri sugeriu a criação de um canal, como o Disque 100 (Direitos Humanos), para atender somente o Estado do Paraná.
Além de audiências públicas, também foram analisados detalhes para as diligências fiscalizatórias temáticas e encaminhamentos para datas das ações nas principais cidades, com a participação dos órgãos de defesa dos direitos da criança, do adolescente e do idoso, nas esferas estadual e municipal.
Uma delas, intitulada Comboio da Cidadania, vai promover diligências em abrigos, creches e hospitais fiscalizando se estão sendo cumpridas todas as obrigações dessas entidades. A primeira já está marcada para 1° de julho, com município a ser definido.
Também estão participando das reuniões o Ministério Público (MP-PR), a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-PR), os juízes da Infância e Juventude do Tribunal de Justiça, Delegacia do Adolescente e os diversos conselhos estaduais que representam esses segmentos da sociedade.