Da Redação
O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) do Paraná atendeu pleito da deputada estadual Cristina Silvestri (PPS) e deu início, em caráter de emergência, à revitalização do trecho de 92 quilômetros da PR-170 na Região de Guarapuava. Por causa da chuva, está sendo realizada uma operação tapaburacos e tão logo o tempo melhore a recuperação das partes lesadas será executada.
A estrada, que apresenta buracos em diversos trechos, é um importante canal de escoamento de produção agrícola, ligando Guarapuava aos municípios de Pinhão e Bituruna, com rota para Santa Catarina. Nesse percurso, estão as cinco colônias rurais da Cooperativa Agrária (Entre Rios), responsável pela produção de quase 1 milhão de toneladas de grãos por ano, e Faxinal do Céu, sede da usina hidrelétrica de Foz do Areia.
Há cerca de um mês a deputada estadual Cristina Silvestri (PPS) esteve com a direção do DER, em Curitiba, reivindicando as obras. “Essa rodovia é uma importante ligação de Guarapuava com outras regiões e também importante corredor de escoamento da produção agrícola”. De acordo com a Assessoria de Comunicação do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), o governo está retomando os programas de conservação da malha rodoviária, que prevê melhorias no pavimento e nas sinalizações.
Para amenizar a situação da estrada, começou em caráter emergencial a operação tapa-buracos para na sequência a pavimentação asfáltica. Nas áreas em que o asfalto estiver mais deteriorado será utilizada a técnica de fresagem, que consiste na substituição da pavimentação antiga por um revestimento completamente novo.