22/08/2023
Cotidiano Paraná

Culinária paranaense é apresentada durante evento no Paraguai

Aula-show contou com pratos como carne de onça de Curitiba, virado de feijão de Cândido de Abreu, pão no bafo de Palmeira e quirerada de Pitanga

canjiquinha_de_milho_na_panela_de_pressao_10246_600

Aula-show contou com pratos como a quirerada (Imagem: Reprodução/TudoReceitas)

Cerca de 30 alunos de gastronomia do Instituto Gastronômico das Américas (IGA), tiveram a oportunidade de conhecer a culinária paranaense durante uma aula-show. Isso porque, como forma de celebrar o bicentenário da independência brasileira, ocorreu um Tour Gastronômico do Brasil na capital do Paraguai, Assunção.

As atividades ocorreram entre os dias 20 e 26 de setembro na ‘Semana do Paraná’. Liderada pelo chefe de cozinha Rui Morschel, a apresentação contou com a preparação de pratos típicos de diferentes Regiões do estado. Além disso, os estudantes puderam aprender os processos de preparação do barreado do litoral do Paraná.

Idealizado pela embaixada brasileira no Paraguai, a aula-show também contou com a carne de onça de Curitiba e o virado de feijão de Cândido de Abreu. Assim como o pão no bafo de Palmeira, a quirerada de Pitanga e alcatra no espeto de Ponta Grossa.

Durante a aula-show, Rui Morschel traçou um contexto histórico para explicar o surgimento da culinária paranaense. Assim, também apresentou referências sobre o tropeirismo e a imigração europeia.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Mayara Maier

Jornalista

Jornalista, 24 anos, formada pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) há dois anos. Escreve sobre conteúdos diversos e é responsável pela cobertura de jogos do Clube Atlético Deportivo (CAD), equipe masculina de futsal em Guarapuava.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.