22/08/2023
Guarapuava Saúde

Curva da média móvel de Guarapuava segue aumentando

Prova disso é a confirmação de 60 novos casos da doença em apenas dois dias em Guarapuava. No Paraná, a média teve uma queda de 25,1%

coronavirus-disease-covid-2019-5060522_1280

Curva da média móvel de Guarapuava segue aumentando  (Foto: Reprodução/Pixabay)

Nesta terça a Saúde de Guarapuava confirmou que o município superou os 1.100 casos positivos de covid-19. Desse modo, até esta terça (27), 1.120 pacientes positivaram para a doença. Entretanto, 985 pessoas já se recuperaram. Após 33 novos exames positivos ontem (26), a média móvel teve alta nos últimos dias. Atualmente, 121 casos positivos têm potencial de contágio no município.

(Imagem: Secom/ Secretaria de Saúde de Guarapuava)

De acordo com os dados coletados pelo professor universitário, Felipe Azevedo, em um estudo independente, a curva da doença em Guarapuava segue em tendência de aumento. Desse modo, a média móvel registrada no dia 21 de outubro é de 10,71 casos ativos por dia. Na data em questão, o professor relatou que 56 casos estavam ativos. Ainda segundo os dados, este cálculo é baseado no número de casos totais desconsiderando recuperados e óbitos.

Conforme o estudo, o gráfico da média móvel, leva em consideração a data de notificação do paciente com resultado positivo. Ou seja, o dia que ele procurou a unidade de saúde.

PARANÁ

No Paraná, nos últimos sete dias, a média móvel caiu 25,1% em comparação com a semana do dia 12 de outubro. Na segunda (26) 696 pessoas testaram positivo para a doença. Assim, como informa a Secretaria de Saúde do Estado, o Paraná soma 206.065 casos confirmados. Além disso, 5.058 mortes em decorrência da covid-19.

(Imagem: Ascom/SESA)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Sabrina Ferrari

Jornalista

Graduada em Jornalismo pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) em 2018. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Letras da Unicentro. Possui experiência na área de reportagem, com ênfase em textos mais voltados para cultura, moda, turismo e comportamento.

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.