22/08/2023
Brasil Saúde Segurança

Depen suspende por mais 30 dias visitas nos presídios federais

Depen suspendeu visitas, atendimentos de advogados, atividades educacionais, de trabalho, assistências religiosas e escoltas nas penitenciárias federais

Fotos do Complexo da Papuda.

Determinação do Depen limitou ainda mais o acesso às unidades prisionais (Foto: Agência Brasil)

O Departamento do Penitenciário Nacional (Depen) suspendeu por 30 dias, a contar desta quinta (23), as visitas, os atendimentos de advogados. Além das atividades educacionais, de trabalho, as assistências religiosas. E ainda escoltas nas penitenciárias federais. O objetivo é promover uma forma de prevenção, controle e contenção de riscos do novo coronavírus. Uma primeira determinação do Depen já tinha limitado o acesso às unidades prisionais.

Assim, a medida não atinge os casos de atendimentos de advogados, em decorrência de necessidades urgentes ou que envolvam prazos processuais não suspensos. E ainda as escoltas de requisições judiciais, inclusões emergenciais e daquelas que por sua natureza, precisam ser realizadas.

A portaria com a decisão está publicada no Diário Oficial da União de hoje e considera, entre outras ações, a situação do emprego urgente de medidas de prevenção. Além do controle e contenção de riscos, danos e agravos à saúde dos servidores, colaboradores e presos. E por fim, a proteção de todos, a fim de evitar a disseminação da doença no âmbito das penitenciárias federais.

A Agência Brasil explicou que o documento diz ainda que o Sistema Penitenciário Federal já elaborou o procedimento operacional padrão de medidas de controle e prevenção da doença. Isso ocorreu, devido a necessidade de se estabelecer um plano de resposta e também padronizar ações e medidas de controle e prevenção nas penitenciárias federais.

Por fim, a portaria determina também que as penitenciárias deverão adotar as providências necessárias de modo a promover o máximo isolamento dos presos maiores de 60 anos ou com doenças crônicas durante as movimentações internas nos estabelecimentos.

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.