Dia D da campanha de vacinação contra pólio e sarampo ocorre neste sábado (18)

Em Guarapuava, apenas 10% das crianças do público-alvo já foram imunizadas. Na região, outros municípios também intensificam a campanha hoje

Para ampliar a cobertura de vacinação contra a poliomielite e contra o sarampo, bem como favorecer o comparecimento dos pais as Unidades Básicas de Saúde (UBS) para realizarem a vacinação das crianças, ocorre neste sábado (18), em Guarapuava, o dia D da campanha. Desde às 8h, as UBS do terceiro planalto estão abertas realizando a vacinação.

(Foto: Divulgação)

O serviço de saúde segue nas unidades até às 17h, sem fechar para almoço. Segundo a chefe da vigilância epidemiológica de Guarapuava, Chayane Andrade, de todas as UBS municipais, estão fechadas apenas as unidades do Rio das Pedras, Feroz e as duas urgências UPA Batel e Trianon.

A chefe da vigilância epidemiológica de Guarapuava informou, ainda, que hoje haverá serviço apenas de vacinação, não sendo realizados outros tipos de atendimentos ao público.

No terceiro planalto, apenas 10 % das crianças guarapuavanas entre 1 e 4 anos 11 meses e 29 dias já foram imunizadas contra o sarampo e a poliomielite, na campanha nacional de vacinação que teve início em 6 de agosto. Neste ano, a meta municipal envolve 10.307 crianças. Por orientação do Ministério da Saúde, pelo menos 95% desse universo deve ser imunizado.

A oferta da dose, que é gratuita, segue nas UBS até dia 31. Para realizar a vacinação é preciso estar munido da carteira de vacina e do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS). Confira o vídeo produzido pela Secretaria de Comunicação (Secom), com orientações sobre a campanha:

REGIÃO

Além de Guarapuava, outros municípios da região central do Estado também realizam o dia D da campanha. Em Turvo, Pinhão, Pitanga e Prudentópolis, postos e unidades de saúde também estão atendendo as crianças da cidade com o serviço de imunização.

Relacionadas

OLHO VIVO

OAB-Paraná ingressou com a Ação Civil Pública contra ‘O Solucionador'

BALANÇO

Setembro mantém tendência de queda casos de covid-19 em Guarapuava

BOM SINAL

Números do Novo Caged refletem recuperação da economia

Comentários