‘Dia D’ do Outubro Rosa é neste sábado (20), em Guarapuava

Ações como coleta do preventivo e agendamento de mamografia serão realizadas nas UBS do município

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) de Guarapuava estarão realizando neste sábado (20) o ‘Dia D’ do Outubro Rosa. A programação especial começa às 8h e seguirá até às 17h.

De acordo com Sueli Martins Ribeiro, enfermeira e coordenadora do Centro de Saúde da Mulher de Guarapuava, as ações deste ‘Dia D’ ocorrerão simultaneamente em todo o Brasil. Entre os serviços oferecidos, ocorrerá a coleta do preventivo do câncer de colo de útero, agendamento de mamografia e, em algumas unidades, haverá também atendimento odontológico.

“Será um dia de atendimento exclusivo para mulheres”.

Neste intensivo, só não estará em funcionamento a UBS do distrito de Entre Rios, que realizou um ‘Dia D’ a parte nesta sexta feira (19).

Leia também: Em menos de três anos, 53 guarapuavanas morreram pelo câncer de mama

“Nós precisamos trabalhar, muito, a conscientização. Nós temos exames, temos estrutura, tudo. Mas falta procura”, relembra Sueli. Ainda de acordo com Sueli, mesmo nos casos de procura por atendimento, a desinformação também é outro fator que precisa ser contornado no contato com as pacientes.

(Foto: Caio Budel/RSN)

“Em muitos casos que atendemos, algumas mulheres chegam aqui querendo marcar exames, mas umas só querem fazer a mama. Outras só querem o preventivo. E na verdade nós precisamos fazer os dois. Algumas vezes é necessário todo um trabalho de conversa pra que a gente consiga, então, realizar os dois exames, que são importantes de maneira igual”.

HORÁRIO ESPECIAL

Além do ‘Dia D’, até o dia 29 deste mês, o Centro de Saúde da Mulher de Guarapuava segue atendendo em horário especial. O espaço funcionará, além do horário tradicional, também das 17h às 20h. O atendimento especial é válido nas segundas, quintas e sextas.

Nestes horários e datas especiais, o atendimento será voltado exclusivamente às mulheres interessadas em fazer a coleta de exames de preventivo e solicitação de requisição de mamografia. As mamografias pela clínica são realizados apenas em mulheres acima de 50 anos ou acima de 40 anos que apresentarem nódulos ou casos de câncer em familiares. No caso do preventivo, o exame é indicado para mulheres com vida sexual ativa. Nas terças e quartas, o atendimento do horário especial será exclusivo para as mulheres que já apresentam alguma alteração em outros exames.

Relacionadas

SOLIDARIEDADE

Bebê precisa de medicamento que custa R$ 12 milhões

ALERTA

Procon alerta sobre perigo de kit 'fake' de vacina contra a covid-19

HOMENAGEM

Praça da Ucrânia terá monumento esculpido com ícones da cultura

Comentários