22/08/2023
Guarapuava Política

Diretório de Guarapuava prepara comemoração de 40 anos do PT no país

Em Guarapuava, um encontro na Câmara Municipal de Vereadores, no dia 28 de fevereiro vai reunir lideranças regionais, estaduais e nacionais

mulheres

Neuza, vereadora Professora Terezinha e Marcia em entrevista no Portal RSN. (Foto: Jeferson Ribeiro/RSN)

O Partido dos Trabalhadores (PT) está comemorando 40 anos de fundação no país e 39 anos em Guarapuava. De acordo com a presidente do Diretório Municipal, Neuza Scos da Silva, a comemoração será no dia 28 de fevereiro, às 18h45, na Câmara Municipal de Vereadores.

Assim, o encontro, que será regional, vai recuperar a memória do Partido em Guarapuava. Fundado em 1981 pelo jornalista Luiz Fernando Esteche o PT em Guarapuava teve com base o movimento de estudantes secundaristas.

“À época o Centro de Atividades Estudantis de Guarapuava [Caeg] era presidido pelo ex-vereador Airson Horst”. De acordo com Esteche, a primeira convenção em Guarapuava foi uma das maiores do Paraná.

Começamos o partido com mais de 400 filiados, entre estudantes secundaristas e operários. Todos foram à convenção e levaram outras pessoas. Lembro que o quorum era de 40 filiados, mas superlotamos a Câmara que ainda era no Edifício Nossa Senhora de Belém.

Conforme a vereadora Terezinha Daiprai, será essa história que virá à tona durante o encontro. “Também vamos relembrar a trajetória do PT nacional”.

Todavia, segundo a secretária de Comunicação Social do Diretório Municipal, professora Fátima Maria Rosso, quatro equipes trabalham na organização do encontro. “Estamos buscando as lideranças antigas que participaram da fundação do Partido no município”.

LIDERANÇAS

De acordo com Marcia, lideranças nacionais e estaduais já estão confirmadas. “Teremos aqui os deputados Enio Verri (federal), Professor Lemos e Arilson Chiorato (estadual), presidente do Diretório Estadual, Professor Rosinha, prefeito de Pinhão, Odir Gotardo, vereadores da Região, entre outras autoridades.

“Queremos reunir 300 participantes e cerca de 150 da Região já estão confirmados”.

(Imagem: PT/Guarapuava)

Leia outras notícias no Portal RSN.

Cristina Esteche

Jornalista

Relacionadas

A missão da RSN é produzir informações e análises jornalísticas com credibilidade, transparência, qualidade e rapidez, seguindo princípios editoriais de independência, senso crítico, pluralismo e apartidarismo. Além disso, busca contribuir para fortalecer a democracia e conscientizar a cidadania.