Disputa pela presidência começa com João do Napoleão e Pablo

De acordo com vereadores eleitos, João do Napoleão e Professor Pablo já correm atrás de votos. Os dois são do mesmo partido

Disputa pela presidência já começa com João do Napoleão e Professor Pablo (Montagem: Bela Nunes/RSN)

O dia da diplomação dos eleitos no dia 15 de novembro ainda não está confirmado. Entretanto, os bastidores já movimentam vereadores eleitos para a escolha da Mesa Executiva da Câmara.

Todavia, em Guarapuava, com a renovação de 11 dos 21 vereadores, o Legislativo tende a ter novo perfil. Assim, se prevalecer essa tendência, tudo indica que a ‘briga’ estará entre o veterano João do Napoleão (Podemos) e o estreante Pablo Almeida, do mesmo partido. De acordo com informações de vereadores eleitos, os dois já correm atrás de apoios.

Se o atual presidente, João, encontra-se cumprindo o quarto ano no comando da Câmara, na nova legislatura ele pode perder força na próxima. Não pelo universo de votos conquistados (1.368) que aumentou em relação a 2016 (1.314), mas pelo próprio perfil dos novos eleitos. A nova legislatura contará com quatro professores com nível universitário. Além de uma bancada feminina, com três das quatro eleitas, na oposição.

Entretanto, nesse contexto, caso não surja um terceiro candidato a ‘queda de braço’ deverá ficar mesmo entre João do Napoleão e o Professor Pablo. Com recorde de votos no atual pleito (1.824), este último será um candidato natural à presidência da Câmara. Assim sendo, se houver confirmação dessa tendência, o partido liderado pelo prefeito Cesar Filho, pode ‘patrocinar’ a disputa entre os próprios pares.

‘BRIGA DOMÉSTICA’

Contudo, dissidências geradas no decorrer da campanha dentro do próprio ‘Podemos’ podem tirar votos de Pablo, segundo informações de bastidores. Vale lembrar que o partido com a bancada majoritária em 2021, com cinco eleitos, poderá chegar ‘rachado’ na primeira sessão do ano.

Assim, a partir dessa conjuntura, se Pablo já corre atrás de votos, João do Napoleão, aposta na fidelidade de sete companheiros. Afinal, os reeleitos Pedro Moraes, Marcio Carneiro, Celso Costa, Vardinho, Dognei, Marcelinho e Rodrigo Crema sempre contaram com o apoio do atual presidente. Entretanto, entre os que retornarão, a dúvida paira sobre Gilson da Ambulância, que também pode querer entrar na disputa.

Leia outras notícias no Portal RSN.

 

 

 

 

 

Relacionadas

COMBATE AO CRIME

PRF apreende mais de meia tonelada de maconha em Guarapuava

MAIS UM NOME DIVULGADO

Celso Góes anuncia o novo titular da Secretaria Executiva

PRIMEIRO ESCALÃO

Rita Felchak é a primeira escolha de Celso Góes para o novo mandato

Comentários